Atualização do Windows causa bug em placas de vídeo da Nvidia

Atualização do Windows causa bug em placas de vídeo da Nvidia

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Setembro de 2022 às 15h19
Igor Almenara/Canaltech

A atualização 22H2 do Windows 11 nem chegou direito, mas já está causando problemas para quem usa placas de vídeo da Nvidia. Os fóruns de suporte da fabricante e da Microsoft receberam uma enxurrada de reclamações nas últimas horas sobre bugs iniciados após a instalação.

Muitos jogos começaram a apresentar um desempenho abaixo do esperado, com travamentos e quedas de frames. O problema está aparentemente relacionado a uma trava aplicada ao uso do processador, que deixa de ser totalmente utilizado durante a reprodução de jogos.

Placas de vídeo da Nvidia não estão rodando corretamente no novo Windows 11 22H2 (Imagem: Reprodução/Nvidia)

No Reddit, um usuário fez um teste e descobriu que o processador utiliza 80% da sua capacidade para rodar um game. Após a atualização, a utilização ficou cravada em apenas 5%, causando os problemas de desempenho.

A parte curiosa é que a falha parece só afetar quem usa placas gráficas da Nvidia, já que os donos de placas da AMD não relataram problemas. Mas o mesmo não ocorre com processadores da Intel e AMD, porque ambos parecem ser afetados, independentemente do modelo.

O que causa o problema?

Isso pode indicar algum problema associado aos drivers das placas de vídeo Nvidia, sem relação com o processador em si. Algum tipo de conflito ocorre entre novos recursos do sistema e os drivers, responsáveis por controlar o uso do processamento para otimizar a performance em games.

A Nvidia confirmou que trabalha em parceria com os desenvolvedores do Windows para encontrar uma solução. Até o momento, a melhor indicação para quem tem placas GeForce é não migrar para a versão mais recente do SO.

A solução momentânea é reverter o Windows 11 para antes da atualização 22H2. O sistema da Microsoft costuma criar um backup de segurança antes de aplicar grandes atualizações como essa, então você não deve ter problemas em retroceder.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.