5 aplicativos para fazer miniatura de vídeo para YouTube

5 aplicativos para fazer miniatura de vídeo para YouTube

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 22 de Setembro de 2022 às 17h25
André Magalhães/Canaltech

Quem tem canal no YouTube sabe que uma boa miniatura pode chamar a atenção e atrair espectadores para seu canal. Mesmo se não dominar os softwares de design gráficos, existe uma variedade de aplicativos para fazer miniatura de vídeo que resolvem esse problema com templates personalizáveis e vários recursos de edição.

O que o YouTube recomenda para as miniaturas de vídeo?

A plataforma estabelece algumas especificações para a imagem de thumbnail. O tamanho limite é de 2 MB, com resolução de 1280x720 pixels, largura mínima de 640 pixels, proporção 16:99 e arquivo nos formados JPEG, GIF ou PNG. Além disso, a imagem precisa respeitar as diretrizes da comunidade do YouTube.

Uma rápida consulta pela plataforma revela que muitos vídeos populares possuem uma miniatura própria. Nesse caso, vale a pena priorizar imagens e fontes chamativas, com pouco texto, e até usar alguns quadros do vídeo. Veja, a seguir, algumas sugestões de apps e sites para editar.

Os melhores aplicativos para fazer miniatura de vídeo para YouTube

1. Canva

  • Compatibilidade: Android, iOS, Web
  • Preço: instalação gratuita com opções pagas

O Canva já é um nome famoso quando o assunto é edição de imagens e vídeos. A plataforma gratuita pode ser usada no celular ou computador e conta com uma interface intuitiva, que permite clicar e arrastar nos elementos da imagem. Também conta com um acervo extenso de imagens, formas, fontes, texturas e efeitos.

Canva é uma indicação de aplicativo para fazer miniatura de vídeo (Captura de tela: André Magalhães)

Na biblioteca do Canva, é possível pesquisar pelos templates de miniaturas para YouTube, já formatados na resolução e proporção aceitas pela plataforma. Uma vantagem do Canva é que muitos modelos já possuem texto em português, algo que pode agilizar seu trabalho.

2. Kapwing

  • Compatibilidade: Web
  • Preço: gratuito com opções pagas

O Kapwing é uma ferramenta completa para várias etapas de um canal do YouTube, desde a edição do vídeo até a criação de uma miniatura. Além de uma biblioteca de ativos para a sua edição, inclui um recurso muito interessante para montar as thumbnails: ao inserir o link de um vídeo do YouTube, a plataforma automaticamente seleciona um frame e disponibiliza para uso na montagem.

Kapwing ajuda a identificar um bom frame para sua miniatura (Captura de tela: André Magalhães)

A plataforma ainda possui uma galeria de templates personalizáveis para a miniatura do vídeo. Na versão gratuita, todos os conteúdos salvos possuem uma marca d’água do Kapwing.

3. Adobe Express

  • Compatibilidade: Android, iOS, Web
  • Preço: gratuito com opções pagas

O Adobe Express é outro bom aplicativo para fazer miniatura de vídeo. O concorrente do Canva desenvolvido pela Adobe também funciona gratuitamente no navegador ou no aplicativo para celulares. Logo na tela inicial, é possível encontrar uma série de modelos personalizáveis para a thumbnail do YouTube.

Ferramenta da Adobe inclui modelos editáveis para criar miniatura de vídeo (Captura de tela: André Magalhães)

As ferramentas de edição são muito completas. O app permite aplicar o estilo de cores de texturas de outro template, editar fotos e inserir vários elementos da biblioteca de ativos. Seus projetos podem ser salvos na Creative Cloud ou exportados com marca d’água.

4. Picmaker

  • Compatibilidade: Web
  • Preço: gratuito com opções pagas

Se procura por mais uma opção para o navegador, o Picmaker pode te agradar. Esse editor conta com várias ferramentas e modelos personalizáveis para fazer miniatura de vídeo, incluindo uma grande biblioteca de ativos.

Plataforma possui uma interface similar ao Canva (Captura de tela: André Magalhães)

Além de salvar os projetos na nuvem, o Picmaker também permite carregar o seu kit de marca para padronizar as produções para o canal. Na versão gratuita da plataforma, é possível salvar até sete imagens por mês.

5. VistaCreate

  • Compatibilidade: Android, iOS, Web
  • Preço: gratuito com opções pagas

O VistaCreate é uma alternativa para editar e criar miniaturas de vídeo para YouTube pelo celular. O aplicativo disponibiliza vários modelos personalizáveis, divididos entre diferentes temas, e permite a edição de todos os elementos na tela no formato de “drag and drop” (“arrastar e soltar”).

VistaCreate possui variedade de modelos (Captura de tela: André Magalhães)

O app permite criar máscaras usando formas geométricas, mesclar elementos e usar uma biblioteca de fontes, fotos e gráficos. Na versão premium, também é possível remover o fundo de imagens.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.