Como configurar e usar o eletrocardiograma (ECG) do Apple Watch

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 30 de Setembro de 2022 às 16h50

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre Apple
ver mais

A função de Eletrocardiograma do Apple Watch, ou ECG, é um exame que, através da emissão de pequenos pulsos elétricos, é capaz de acompanhar a intensidade e o tempo dos batimentos cardíacos do usuário, estando disponível para a maioria dos modelos de Apple Watch a partir do Series 4 — com exceção das versões SE — rodando com watchOS 6.2.8 ou superior.

É importante destacar que esta funcionalidade não substitui exames médicos — ponto ressaltado pela própria Apple, que notifica na página de suporte do ECG não ser possível detectar problemas como ataques cardíacos, derrames, AVCs, pressão alta, colesterol alto, coágulos sanguíneos e outras doenças, sendo sempre recomendado consultar um médico caso haja sintomas. Ainda assim, o recurso é um grande aliado no acompanhamento da saúde do coração.

Para ativar o ECG, confira se seu Apple Watch está atualizado ao menos com a versão 6.2.8 do watchOS, enquanto o seu iPhone precisa estar atualizado ao menos com a versão 12.1.1 do iOS. Outro ponto importante a se checar é se o ECG já está disponível para o seu modelo de relógio — caso o Apple Watch seja recente, é possível que a função ainda esteja sob análise da Anvisa, a agência brasileira de vigilância sanitária.

Configurando o ECG do Apple Watch

  1. Entre no seu aplicativo Watch e clique em "Coração";
  2. Na tela a seguir, clique em "Configurar o App ECG" e siga as instruções apresentadas;
  3. Ao finalizar, o aplicativo do ECG vai estar disponível no seu Apple Watch.

Realizando um ECG com o Apple Watch

  1. Com o Apple Watch bem rente ao seu pulso, acesse o app de ECG (o ícone com ondas cardíacas vermelhas em um fundo branco);
  2. Deixe os braços relaxados e os apoie em uma superfície ou no seu colo;
  3. Coloque o dedo na Coroa Digital (o botão lateral de cima do seu relógio) por 30 segundos — sem apertar, apenas mantendo o dedo encostado o botão — e aguarde o final da contagem.

Conferindo os resultados

Após a conclusão do processo, o resultado do eletrocardiograma vai aparecer e uma notificação do aplicativo Saúde vai chegar no seu iPhone, por onde é possível acessar os dados completos para uma melhor visualização dos resultados.

Já dentro do aplicativo dedicado no celular, é possível compartilhá-lo diretamente do app de Saúde com o seu médico — entrando no exame, você verá uma opção "Exportar um PDF para o Seu Médico", onde poderá enviá-lo por e-mail, iMessage, WhatsApp ou salvar o documento na pasta nativa Arquivos do iPhone.

Fonte: Apple