Teste mostra qual celular com Snapdragon 8 Gen 1 é mais rápido

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 26 de Janeiro de 2022 às 09h33

clique para compartilhar

Link copiado!

Lançado no final do ano passado, o Snapdragon 8 Gen 1 é o chipset topo de linha mais atualizado da Qualcomm, e já está equipado em alguns celulares vendidos no mercado internacional. Um novo teste realizado pelo Gizmochina coloca cinco destes modelos frente a frente para identificar qual companhia conseguiu implementar as melhores otimizações para a plataforma.

A lista de celulares avaliados inclui Xiaomi 12 Pro, Realme GT 2 Pro, OnePlus 10 Pro, iQOO 9 Pro e Motorola Edge X30 — o último é o único com 8 GB de RAM, enquanto o restante traz 12 GB. Todos os dispositivos foram testados com a versão estável mais recente do sistema operacional Android disponível, com a RAM expandida ativada e modos de aumento de performance desabilitados.

O teste foi dividido em duas partes, em que a primeira serve para identificar qual aparelho é capaz de abrir determinados aplicativos de forma mais rápida. Uma a uma, 16 aplicações foram abertas sem o encerramento da anterior, também para testar como o dispositivo se sai com múltiplas ações ocorrendo em segundo plano.

A próxima avaliação é relacionada com o gerenciamento de memória RAM, em que os mesmos aplicativos são abertos depois da primeira série, e é feita uma contagem de quantos permaneceram ativos, e portanto não precisaram ter informações carregadas novamente.

Abertura de aplicativos

A pontuação para a primeira avaliação é feita em ordem decrescente de performance. Portanto, o aparelho que abre cada aplicativo com mais agilidade ganha cinco pontos, e os valores vão se reduzindo até o último lugar, que ganha um ponto. Os resultados são bastante variados para cada aplicação, mas o Realme GT 2 Pro ficou na primeira colocação geral com 74 pontos — uma certa distância para o OnePlus 10 Pro, que ficou em segundo com 65 pontos.

Gerenciamento de RAM

O aparelho que se saiu melhor no gerenciamento de memória RAM foi o Xiaomi 12 Pro, que conseguiu manter todos os 16 aplicativos abertos ao longo do primeiro teste. Por outro lado, os destaques negativos ficaram para o Edge X30 e iQOO 9 Pro, que seguraram apenas 3 e 4 aplicativos, respectivamente — no caso do aparelho da Motorola, o resultado é parcialmente justificável por conta da menor quantidade de RAM, mas ainda assim ficou bastante longe dos três primeiros.

Dentre os modelos analisados, os que possuem mais chance de chegar oficialmente ao Brasil são Xiaomi 12 Pro, Realme GT 2 Pro e Motorola Edge X30, com os dois últimos já praticamente confirmados.

O teste completo pode ser conferido abaixo:

Fonte: YouTube/Gizmochina