Detecção de acidentes do iPhone 14 é posta à prova por Youtuber

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 21 de Setembro de 2022 às 11h34

clique para compartilhar

Link copiado!

iPhone 14
ver mais

A Apple apresentou o recurso de detecção de acidentes como uma das principais novidades da linha iPhone 14, mesmo que na prática ninguém queira experimentá-la. Porém, foi exatamente o que fez o canal TechRax no YouTube, com batidas de diferentes intensidades.

Todos os testes foram realizados dentro de um ambiente controlado — mesmo que o carro tenha saído do controle em alguns momentos específicos. De qualquer forma, o veículo foi dirigido de forma remota, e por isso ninguém se machucou de verdade.

A princípio, o sistema foi avaliado em colisões mais leves, que não ativaram o sistema de detecção de batidas. Porém, o recurso já atua em impactos intermediários, mesmo aqueles que não acionaram os airbags.

Detecção de acidentes é ativada com algum atraso

Há um atraso de alguns segundos até o smartphone indicar que o usuário provavelmente esteve em uma batida. Na sequência, uma contagem regressiva de dez segundos é iniciada, para chamar os serviços de emergência se não for cancelada manualmente pelo dono do dispositivo.

Este delay está de acordo com o que a Apple planeja: a descrição oficial do serviço cita que a contagem começa cerca de 20 segundos depois do impacto. Faz sentido, já que geralmente as pessoas precisam se recuperar depois de um acidente de trânsito.

Para obter resultados mais definitivos, os testes ainda incluíram uma batida contra obstáculos mais pesados, a uma maior velocidade. Novamente, a detecção de acidentes funcionou da mesma forma, com alguns segundos de atraso.

Como o iPhone identifica batidas

O novo recurso utiliza sensores internos que identificam forças de até 256 G, com um giroscópio de alto alcance e acelerômetro de dois núcleos. Ele também pode funcionar em conjunto com o Apple Watch, que também traz seus componentes e algoritmos de detecção.

A linha iPhone 14 ainda não tem data para um lançamento oficial no Brasil, mas isso deve acontecer em algum momento das próximas semanas. O recurso de detecção de acidentes está disponível em todos os novos modelos, desde o iPhone 14 até o iPhone 14 Pro Max.

O vídeo completo com os testes pode ser conferido abaixo:

Fonte: YouTube/TechRax, via iMore