Comunicação por satélite no iPhone 14 usa chip da Qualcomm

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 20 de Setembro de 2022 às 08h42

clique para compartilhar

Link copiado!

iPhone 14
ver mais

A Apple trouxe a comunicação por satélite como uma das principais novidades na linha iPhone 14, e novas informações divulgadas pela agência Reuters mostram que o recurso conta com a ajuda de componentes da Qualcomm. Com isso, o aparelho usa o mesmo chip de conectividade que também é voltado para as redes móveis.

Trata-se do Qualcomm X65, modem de conectividade que já tinha sido encontrado por meio de um desmonte realizado pelo portal iFixit. Além das redes 5G, ele também pode usar a chamada banda n53, que permite acesso às frequências de onda que são utilizadas pelos satélites da Globalstar.

Porém, a Apple foi rápida em reforçar que muita tecnologia própria também é usada na comunicação via satélite. Na verdade, a empresa aponta que é uma grande colaboração entre diferentes companhias parceiras:

“O iPhone 14 tem componentes de radiofrequência personalizados, e novos programas desenvolvidos completamente pela Apple, que juntos ativam o SOS Emergência via satélite nos novos modelos de iPhone 14”

Comunicação por satélite deve estrear no fim do ano

A nova função dos iPhones é voltada para situações de emergência, em florestas ou outros locais que não tenham redes móveis disponíveis. Desta forma, o usuário pode enviar mensagens simples de socorro, para que a ajuda chegue por meio dos órgãos locais.

Todo o processo é orientado pelo próprio aplicativo desenvolvido pela Apple, que até mesmo guia o usuário na direção certa onde deve apontar o celular para melhor recepção do satélite. A conexão pode demorar apenas alguns segundos se o céu estiver claro, mas levará minutos caso nuvens estejam no caminho.

De qualquer forma, o serviço também utiliza uma série de frases pré-definidas para facilitar a comunicação. Assim, o usuário pode dar detalhes de localização, informar se há feridos na situação, entre diversas outras informações que podem representar a diferença entre a vida e a morte.

A Apple divulgou que o recurso de SOS Emergência estará disponível para uso nos Estados Unidos e Canadá a partir do mês de novembro. Entretanto, a marca ainda não fez menções a um possível lançamento em outros países.

Fonte: iMore