5 sinais de que você está com a imunidade baixa

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 27 de Setembro de 2022 às 16h39

clique para compartilhar

Link copiado!

Existem alguns fatores que podem indicar se você está com a imunidade baixa. Nessa condição, as defesas do organismo não estão agindo como deveriam, e o sistema imunológico não consegue combater os agentes infecciosos. Ou seja: você fica mais vulnerável. Com isso, separamos os sinais de alerta dessa condição.

Nível de estresse elevado

De acordo com um relatório da American Psychological Association, o estresse enfraquece as respostas do seu sistema imunológico, ao diminuir os linfócitos do corpo, os glóbulos brancos que ajudam a combater a infecção. Quanto mais baixos os níveis de linfócitos, maior o risco de infecção por vírus.

Resfriados contínuos

É normal que uma pessoa tenha dois ou três resfriados a cada ano. A maioria se recupera em sete a 10 dias. Só que durante esse tempo, o sistema imunológico leva de três a quatro dias para desenvolver anticorpos e combater germes irritantes, então se você está constantemente resfriado, é um sinal claro de que seu sistema imunológico está enfraquecido.

Cicatrização lenta

Depois de uma queimadura, corte ou arranhão, o corpo trabalha enviando sangue rico em nutrientes para ajudar a regenerar. No entanto, é um processo que depende de células imunes saudáveis. Se seu sistema imunológico está lento, a pele não pode se regenerar. Em vez disso, as feridas permanecem e a cicatrização se torna mais lenta.

Infecções frequentes

Se o seu corpo se vê com infecções frequentes, seu sistema imunológico parece enviar sinais de alerta. A American Academy of Allergy, Asthma & Immunology relata que os sinais de uma possível deficiência imunológica em adultos incluem ter mais de quatro infecções de ouvido em um ano, desenvolver pneumonia duas vezes durante o período de um ano, sofrer de sinusite crônica, ou apresentar mais de três episódios de sinusite bacteriana em um ano.

Cansaço interminável

Se você está dormindo o suficiente e ainda sofre de exaustão, vale a pena considerar se seu sistema imunológico está tentando lhe dizer algo. O que acontece é que, quando seu sistema imunológico luta, o mesmo acontece com seu nível de energia. Logo, sono contínuo pode indicar imunidade baixa. Se tiver algum desses sinais, vale buscar um médico. Dieta balanceada e exercícios frequentes ajudam.

Fonte: Penn Medicine