O que é Twitter Spaces?

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 27 de Setembro de 2022 às 09h20

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre Twitter
ver mais

Twitter Spaces é o nome da função para as salas de bate-papo por áudio do Twitter. O recurso permite que usuários conversem por áudio pela rede social, no navegador ou aplicativo para celulares, com até dois moderadores por sala e 10 oradores simultâneos.

Os Spaces, ou Espaços, são inspirados no modelo do Clubhouse, aplicativo de conversa em áudio por salas que ficou popularizado em 2021. No Twitter, qualquer conta pública pode abrir um Espaço e não há limite de participantes. Saiba mais sobre essa função!

Como funciona o Twitter Spaces

Qualquer pessoa com uma conta pública pode abrir a própria sala do Spaces. Nesse caso, o caminho é similar ao de criação de um tweet, mas abre uma janela para configurar o título e o tema da sua conversa. Após publicar seu Spaces, seguidores podem receber uma notificação e um ícone da conversa é exibido no topo do feed.

Todo mundo que ingressa em um Spaces recebe a função de ouvinte. Dessa forma, apenas podem ouvir a conversa entre os oradores e interagir com comentários em texto ou reações de emoji. Para poder falar, é necessário levantar a mão e aguardar que um anfitrião dê a permissão de orador.

As salas do Spaces são públicas, sem limite de ouvintes. No entanto, apenas 13 pessoas podem falar ao mesmo tempo: o anfitrião, dois co-hosts e até oito oradores. Os anfitriões moderam a conversa e podem trocar os oradores por ouvintes que pediram a voz.

O Twitter ainda disponibiliza outras ferramentas para melhorar a organização do seu Espaço. É possível agendar salas na plataforma, ativar legendas simultâneas, gravar o bate-papo inteiro ou criar clipes de áudio de 30 segundos com os melhores momentos das conversas.

O que o anfitrião pode fazer?

A organização de um Espaço consiste em quatro cargos diferentes: anfitrião, co-host, ouvinte e orador. Confira a diferença de cada um:

  • Anfitrião (host): é a pessoa que cria a sala e tem as maiores funções administrativas. Pode adicionar ou remover co-hosts, mediar a lista de oradores, encerrar o Espaço e remover pessoas das salas. Possui permissão para falar a qualquer momento e, quando sai da sala, transfere o cargo para o primeiro co-host;
  • Co-host: o usuário convidado pelo anfitrião para moderar a conversa. Também pode falar a qualquer momento e trocar a lista de oradores. Em cada sala, é possível adicionar até dois co-hosts;
  • Orador: participante da sala que recebe a permissão para falar por um host ou co-host. Cada Espaço pode ter até 10 oradores simultâneos;
  • Ouvinte: não tem permissão para falar, mas pode solicitar a mudança para qualquer moderador da conversa. Não há limite de ouvintes por chamada.

Controles para gerenciar o seu Espaço

Quando você abre uma sala, o Twitter disponibiliza um painel com diversos comandos para gerenciar a conversa. Só é possível criar um Espaço pelo celular, mas a versão para navegadores permite ingressas nas salas. Em qualquer plataforma, a conversa pode ser reproduzida em segundo plano, enquanto navega pelo feed da rede social.

No painel do Spaces, é possível tocar sobre cada participante para abrir opções de gerenciamento, como promover para co-host, dar permissão para falar ou removê-lo da sala. Além disso, há um ícone com duas silhuetas para acessar a lista completa de participantes e gerenciar os cargos.