TikTok Now, clone do BeReal, chega oficialmente ao Brasil

TikTok Now, clone do BeReal, chega oficialmente ao Brasil

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Setembro de 2022 às 11h36
Alveni Lisboa/Canaltech

A ByteDance lançou o aplicativo TikTok Now para usuários brasileiros do Android e do iOS. Essa funcionalidade imita o aplicativo BeReal, que estimula o uso simultâneo da câmera frontal e traseira em momentos aleatórios do dia.

Para anunciar o lançamento, a rede social começou a exibir propagandas informativas entre os vídeos no feed "Para você". O carrossel de três telas explica o funcionamento e estimula as pessoas a acessar o TikTok Now com o toque no botão azul.

A propaganda do TikTok Now aparece entre vídeos da guia "Para você" e a ferramenta pode ser acessada pelo ícone de raio, na parte inferior (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

O recurso envia notificações diárias para estimular o usuário a capturar vídeos de até 10 segundos ou fotos estáticas do que ele está fazendo no momento. Pode ser trabalhando, na hora do almoço ou descansando após um dia intenso; o que interessa é ser autêntico na hora do registro.

A ferramenta recebeu uma guia exclusiva para incentivar o uso, posicionada entre o botão Home e o ícone de positivo (+), usado para publicar vídeos, na parte inferior da tela. O local ocupado fez com que a guia de amigos fosse excluída, tornando-se acessível somente por meio do seu perfil.

Essa localização pode ser temporária, apenas para promover a ideia da ByteDance. Como o Now não é integrado ao aplicativo do TikTok, a guia serve apenas como um link para o novo app.

O que é o TikTok Now?

A premissa de uso é a mesma do BeReal: gravar vídeos que mostrem o ambiente em volta e a sua reação em várias situações cotidianas. O objetivo é valorizar momentos corriqueiros do dia a dia, sem filtros nem preparação.

Ao trocar para a guia do Now, você verá a sua publicação do dia e saber qual dos seus amigos já produziu um vídeo. Para acessar as de outras pessoas, contudo, é necessário baixar um novo aplicativo chamado "TikTok Now" na loja do Android ou do iOS.

Embora tenha uma guia dedicada no app do TikTok, o Now exige o download de outro software para ver as fotos ou vídeos (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Quem não o fizer verá é apenas o emoji de macaco com olhos fechados e o link direto para fazer o download do app. Não está claro por que o TikTok decidiu criar essa solução como algo à parte.

Uma coisa importante para saber: você só consegue ver os "Nows" dos outros se publicar o seu. Essa é a forma encontrada pelos desenvolvedores para estimular o uso diário da ferramenta, mas limita bastante o acesso dos curiosos.

BeReal é copiado por todos

Instagram e Snapchat também trabalham em recursos similares para valorizar os registros espontâneos. Ambos permitem usar o recurso da câmera de selfie e a traseira para fazer as filmagens, embora não haja os alertas randômicos para fazer isso.

Esse recurso se mostrou bastante popular por valorizar momentos, mas se popularizou quando influenciadores digitais famosos começarem a usá-lo. De lá para cá, muita gente chegou a baixar o BeReal, testar o recurso e abandoná-lo logo em seguida.

Mesmo assim, os concorrentes seguem firmes na proposta de criar uma solução similar, evitando que o BeReal se torne tão popular quanto o Clubhouse fez entre 2020 e 2021. O TikTok Now chegou primeiramente nos Estados Unidos, mas já foi expandido para outros locais, inclusive o Brasil e países europeus.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.