O que é o Douyin?

O que é o Douyin?

Por Munique Shih | Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Julho de 2022 às 11h00
Reprodução/Douyin

Em linhas curtas, Douyin é a versão chinesa do TikTok. A palavra, que significa "som dançante" na tradução literal, dá nome ao app também desenvolvido pela empresa chinesa ByteDance. Esta é uma das redes sociais mais populares do país asiático e conta com diversos recursos, incluindo um marketplace próprio.

Assim como a sua versão internacional, o Douyin também conta com um feed de vídeos curtos com conteúdos adaptados de acordo com os interesses e preferências dos usuários, contudo tem interface e algoritmo bastante diferenciados do TikTok cada vez mais popular em países como Brasil e Estados Unidos.

Qual é a diferença entre Douyin e TikTok?

Ambas as plataformas foram criadas pela ByteDance, porém funcionam de forma independente. Os usuários que queiram acessá-las devem criar contas separadas para cada rede social — contudo, o Douyin não permite a criação de contas para usuários fora da China. Vale mencionar também que o TikTok não está disponível para usuários localizados no país asiático.

Douyin possui recursos mais avançados e mais tópicos do que o TikTok (Captura de tela: Munique Shih)

A versão desktop do Douyin pode ser acessada por pessoas do mundo todo, porém está disponível apenas para visualização em mandarim — idioma oficial da China. Já a versão mobile permite a mudança do idioma, porém está disponível somente nas lojas de aplicativo da China.

O Douyin também oferece recursos mais avançados e mais tópicos do que o TikTok. A versão chinesa permite que usuários pesquisem por vídeos a partir do rosto de alguém para encontrar outros conteúdos em que a mesma pessoa aparece, por exemplo.

No Douyin é possível encontrar uma interface com diversas categorias de vídeos como conteúdos recomendados, entretenimento, vídeos em destaque, conhecimento, games, gastronomia, moda, esportes e covid-19. A sessão sobre o covid-19, por exemplo, conta com conteúdos informativos e uma aba que mostra o status da doença no país.

Sessão sobre a covid-19 conta com conteúdos informativos e status das cidades (Captura de tela: Munique Shih)

Quanto à sessão de live streams, o Douyin permite lives em grupo, gravação das lives por parte dos usuários e comentários por voz, enquanto que o TikTok conta apenas com recursos básicos de chat e lives com apresentador e convidado.

Recursos de E-commerce

O Douyin possui uma integração com marketplaces chineses, como Taobao, Tmall e JD.com, que permite às marcas e aos criadores de conteúdo incorporarem ofertas em suas contas na rede social. Assim, os usuários conseguem comprar produtos desde cosméticos e roupas até alimentos frescos apresentados em um vídeo curto ou direto do perfil dos vendedores.

O Douyin possui uma integração a marketplaces externos como Taobao, Tmall e JD.com (Imagem: Reprodução/Shuashuakan)

A plataforma também conta com recursos de marketing para marcas e anunciantes. As empresas podem fazer parceria com os rincipais influenciadores da China não apenas para criar reconhecimento e consideração da marca, mas também para obter vendas diretas de seus produtos.

Além da integração aos marketplaces, o Douyin também possui os chamados “miniprogramas” dentro da própria rede social que permite aos usuários criarem suas próprias lojas e comprarem produtos direto da plataforma — fator que melhora as taxas de conversão.

No Douyin é possível fazer compras enquanto você consome o conteúdo (Imagem: Reprodução/2Gou)

Para aumentar sua presença no comércio eletrônico da China, o Douyin introduziu o Douyin Pay em janeiro de 2021 e proibiu links de transmissões ao vivo que incentivam os usuários a migrarem para sites de e-commerce de terceiros não autorizados pela rede social.

O TikTok conseguiu implementar uma funcionalidade semelhante na plataforma depois que fechou uma parceria com a Amazon e a Shopify, contudo, o recurso ainda é restrito apenas para determinadas áreas e usuários.

Tipos de conteúdo

Os conteúdos que costumam ter destaque no Douyin envolvem vídeos que contribuem com conhecimento — que respondem por 20% do volume total de vídeos na plataforma. Além disso, a rede social também prioriza contas com maior número de seguidores e likes e contas empresariais verificadas.

Já o algoritmo do TikTok funciona com base na quantidade de likes, comentários, reposts e taxas de engajamento em uma escala global. Os conteúdos que costumam ter destaque na rede social são aqueles baseados em artes, danças e tendências.

Para aqueles que querem promover seus conteúdos na plataforma, o Douyin disponibiliza os mesmos tipos de anúncio do TikTok Ads. Alguns aparecem assim que os usuários acessam o app, enquanto outros aparecem entre as reproduções automáticas de vídeo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.