Como tirar uma foto profissional para o LinkedIn | 10 dicas

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 01 de Agosto de 2022 às 09h05

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre LinkedIn
ver mais

Saber como tirar uma foto profissional para o LinkedIn é uma tarefa crucial para aqueles que querem tirar o melhor proveito da rede social. Isso porque, a foto de perfil e a de capa são um dos primeiros chamarizes para recrutadores.

Uma foto profissional vai demonstrar o quanto você é amigável, simpático e confiável, alguns dos atributos mais importantes para fazer com que contratantes e possíveis clientes vejam o seu potencial e o cuidado que você tem com o seu perfil.

Pensando nisso, reunimos uma série de 10 dicas para você tirar fotos ainda mais profissionais para colocar no seu perfil; confira abaixo!

1. Tire uma foto com o seu estilo

Não é porque uma foto é profissional que ela não pode revelar o seu estilo. Boas fotos revelam bastante sobre a personalidade da pessoa, e isso é algo que faz diferença para a rede social. Imprima seu estilo.

Além disso, escolha uma foto que reflita como você é na vida real. Você provavelmente já se encontrou com alguém cuja foto nas redes sociais não se parecia nada com a pessoa, algo que a tornava irreconhecível. Evite ao máximo fazer isso.

2. Seja a única pessoa da foto

Você pode ter uma família ou time incrível ou algum animal de estimação que você ame muito. Mas o seu perfil do LinkedIn é seu e somente seu. No entanto, com as fotos grupais, fica difícil saber quem é você na foto. Por isso, use uma imagem com destaque apenas para você.

3. Não use selfies

Embora as câmeras frontais de muitos celulares hoje em dia possuam boas resoluções e consigam captar bem as fotos, nada se compara a uma foto tirada por outra pessoa. Isso porque, a câmera frontal pode trazer imperfeições ou até mesmo fazer com que a imagem fique espelhada, distorcendo logos ou alguma outra informação.

Ao pedir para alguém tirar a sua foto, fará com que haja um outro olhar extra na foto, podendo auxiliar a mudar a pose, enquadramento ou informações que você não veria por conta própria. Por isso, não hesite em pedir ajuda.

4. Evite fundos chamativos

O foco da foto tem que ser você, então evite ao máximo fundos sem contraste ou que, de alguma forma, apaguem ou tirem o foco da imagem. Isso não significa também que você deva usar um fundo de cor sólida ou completamente branco ou preto.

É possível tirar uma foto ao ar livre ou contra uma parede com uma certa textura sem que isso impacte tanto assim no real foco da imagem: você.

5. Tome cuidado com as roupas

Alinhado à dica de tirar uma foto que tenha o seu perfil e estilo, ficar atento às roupas é outro ponto importante. Ambientes distintos de trabalho vão ter códigos diferentes quando o assunto é vestimenta.

Então entenda isso ao escolher as roupas da foto, porque isso vai impactar diretamente na impressão que um recrutador terá ao ver o seu perfil. Através da sua roupa, eles poderão avaliar se você está alinhado aos códigos de vestimenta da empresa caso esteja pleiteando a uma vaga, por exemplo.

6. Use uma luz mais natural possível

Em fotografia, um dos itens mais importantes para a composição da cena é a iluminação. Ela pode deixar o ambiente mais vivo ou mais monótono ou passar uma impressão completamente diferente do que você esperava.

No entanto, a chance de errar diminui consideravelmente ao tentar usar uma luz mais natural, sem ser algo tão direto, como ficar embaixo do sol. O foco mesmo é manter a parte do seu rosto mais iluminada, para que ele ganhe mais destaque.

7. Faça a expressão certa

Se o seu trabalho exige mais seriedade, talvez seja interessante focar em uma expressão mais séria. Se o seu trabalho acaba sendo mais leve, por que não tirar uma foto sorrindo? A sua expressão vai ditar bastante sobre a sua personalidade.

De modo geral, sorrir pode ajudar os recrutadores e representantes de empresas mais à vontade e mais abertos a se comunicarem com você. Além disso, tenha um foco na postura também: use expressões abertas, ombros mais elevados e evite ficar de braços cruzados, pois isso pode dar uma impressão involuntária de que você é mais fechado.

8. Dê um foco no seu rosto

Você pode ter tirado uma foto sua de corpo inteiro que ficou realmente bem legal e pode ser até que ela funcione em outras redes sociais. Mas se você quer ser reconhecido e se destacar, talvez essa não seja a melhor foto para colocar no LinkedIn.

Em vez disso, procure tirar uma foto que preencha ao menos 60% do espaço da foto, porque isso dará um maior destaque nele, fazendo com que os recrutadores vejam a sua expressão e sejam capazes de te reconhecer quando o virem pessoalmente.

9. Use sempre fotos de alta resolução

Naturalmente, algumas redes sociais tendem a reduzir a resolução das fotos que você carrega. Isso é algo normal, já que isso impacta diretamente no espaço do servidor em que ela será armazenada, além de outros custos para mantê-la no ar.

Por isso, o objetivo é que esse efeito impacte o mínimo possível na sua foto. Então, para evitá-lo, o que você pode fazer é optar sempre por usar imagens de alta resolução, para evitar perdas e compressões que podem deixar pontos serrilhados na imagem.

10. Use filtros com sabedoria

Filtros são legais e aplicam efeitos que uma foto tirada naturalmente pode não produzir. Porém, use-os com sabedoria. Pense cuidadosamente sobre o tipo de informação que você quer passar, se quer deixar as cores mais vívidas ou não, se quer cores mais pastéis e não hesite em testar os filtros em editores de imagens ou até mesmo na própria rede social.

Outro fator interessante é fazer o ajuste de brilho e contraste, algo que pode ser feito ao mudar a foto de perfil. Tudo isso impactará diretamente na sua vitrine para recrutadores e empresas.

Devo contratar algum profissional para tirar a minha foto?

Tudo depende das suas necessidades. Uma foto tirada com uma câmera de celular (sem ser selfie) pode servir muito bem, dependendo da sua situação e até mesmo do quanto você possui de recursos. Profissionais fotógrafos vão garantir uma maior qualidade de todos os itens listados acima, então, se você possui recursos para contratar um, por que não?

Pronto! A partir de agora você já tem em mãos uma série de 10 dicas para tirar uma foto profissional para o LinkedIn.