Como recuperar uma conta do Instagram

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 27 de Janeiro de 2022 às 19h00

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre Instagram
ver mais

É importante saber como recuperar uma conta do Instagram, seja por esquecer sua senha ou, no pior dos casos, alguém tenha conseguiu invadir e hackear sua conta. A própria plataforma tem um sistema de ajuda para ajudar os usuários em ambos os casos.

Segundo o próprio Instagram, o usuário precisa ter o email ou telefone vinculados a conta para realizar a recuperação já que eles enviam um código de recuperação através deles. Se o usuário não tiver isso feito, nem as contas do Instagram e Facebook vinculadas, a plataforma não concede acesso.

Como recuperar uma conta invadida do Instagram

Tenha o Instagram (Android | iOS) instalado em seu dispositivo e veja abaixo o que pode fazer para recuperar sua conta no Instagram. É importante ressaltar que, caso o usuário só queira recuperar sua senha, o processo é impossível já que o site não envia ao usuário de nenhuma forma. No caso, é necessário seguir os mesmos passos de abaixo.

  1. Clique em "Obtenha ajuda para entrar" logo abaixo do campo de preenchimento de usuário e senha;

  2. Digite o nome de usuário, email ou telefone vinculado a conta que deseja recuperar;

  3. Selecione a forma que deseja receber um código de recuperação;

  4. Utilize o código e siga os passos em tela para recuperar acesso.

A troca da senha é um processo natural, não é possível manter a antiga visto que suspeite que tenham entrado em sua conta. Para aumentar a segurança da sua conta do Instagram dá uma olha no texto sobre como ativar a verificação em duas etapas do Instagram.

Outro ponto importante é estar atento a sua caixa de email. Qualquer tentativa de troca é necessário aceitar a solicitação recebida do sistema de segurança do Instagram. Se não reconhece, basta não aceitar para manter sua conta intacta.

Como recuperar se não tiver acesso ao email ou telefone cadastrado

Aqui o processo se complica já que o Instagram necessita que tenha acesso ao email. O usuário terá que entrar em contato com o provedor do seu email e entrar em contato com o sistema de ajuda para recuperar seu nome de usuário antes de recuperar a conta do Instagram. Por isso, a próxima dica é extremamente importante.

Mantenha seus dados do Instagram atualizados

Pela necessidade de recuperação ser feita com o celular email e celular vinculados a conta, é necessário manter os dados sempre atualizados. Sabe aquela mensagem que recebe de tempos em tempos confirmando se seu email e celular estão corretos? Então, é por causa disso.

Confira abaixo como ver se seus dados estão atualizados e troque-os se necessário.

  1. Clique em sua foto no canto direito inferior;

  2. Em seu perfil, clique nos três riscos no canto direito superior;

  3. Clique em "Configurações";

  4. Agora, acesse "Conta" e, em seguida, toque em "Informações pessoais";

  5. Seus dados aparecerão nessa parte e, caso precise, troque-os.

Pronto! Dessa forma você consegue recuperar sua conta no Instagram. Lembre-se de sempre manter os dados atualizados já que é a única forma de recuperar o acesso.