Como deixar o LinkedIn atrativo | 10 dicas para se destacar

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 02 de Agosto de 2022 às 16h00

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre LinkedIn
ver mais

Se você quer aumentar ainda mais as suas chances de conseguir um emprego, possivelmente quer saber como deixar o LinkedIn atrativo. Pensando nisso, separamos uma série de informações e dicas abaixo; confira!

O que é perfil do LinkedIn

O perfil do LinkedIn é um recurso similar à página de perfil de outras redes sociais. No entanto, no LinkedIn, o foco acaba sendo mais profissional, onde é possível gerenciar a marca pessoal, além de ser um excelente espaço para contar às suas conexões quem você é, o que faz, sua história, suas experiências, conquistas profissionais e mais.

A importância de mantê-lo atualizado é justamente para que as pessoas saibam exatamente quais as suas competências profissionais no momento mais atual da sua carreira. Isso permitirá que mais pessoas acompanhem a sua trajetória profissional.

Tendo isso em mente, confira uma lista com 10 dicas para você se destacar ainda mais com seu perfil na rede social. Veja abaixo mais detalhes!

1. Escolha uma boa foto

Ter uma boa foto de perfil é uma excelente maneira de demonstrar o quanto você é amigável, confiável e simpático. Esses são alguns dos atributos mais importantes para fazer com que possíveis clientes e recrutadores vejam o potencial e o cuidado com você tem com o seu perfil e com a sua marca pessoal.

Escolha uma foto que tenha seu estilo e que tenha só você nela. Evite usar selfies, fundos chamativos e roupas que não combinam com o seu ambiente de trabalho. Com isso, você terá uma foto que condiz com a sua personalidade e é, ao mesmo tempo, profissional. Veja como tirar uma foto profissional para o LinkedIn.

2. Use uma boa imagem de capa

Seja uma imagem chamativa e que traduza melhor o seu estilo ou que esteja relacionada com sua área de atuação, uma foto de capa pode causar uma boa impressão para suas conexões ou empresas que acompanham o seu trabalho.

Isso dá uma boa impressão, além de indicar a elas a impressão de que você cuida bem da sua imagem. Não é necessário, mas muitos gostam de colocar uma foto de capa com uma identidade visual similar à da foto de perfil, e isso é algo bem legal de ser feito. Veja como mudar a sua foto de capa do LinkedIn.

3. Crie um bom resumo

Também conhecido como “Sobre”, o resumo do LinkedIn é o espaço usado para contar a sua história. Portanto, use-o para descrever o que você faz, quais as suas conquistas e contribuições, bem como o que almeja para a vida profissional.

Não se esqueça de usar sempre palavras-chaves importantes para a sua profissão, porque isso vai ajudar o seu perfil a ser exibido com mais frequência quando os recrutadores fizerem buscas. Veja o que colocar no resumo do LinkedIn.

4. Escreva um título profissional

O título do LinkedIn é um resumo que fica disponível logo abaixo do seu nome no perfil e se trata de uma breve descrição da sua atuação profissional. Por isso, ele é uma das primeiras formas dos usuários saberem quem é você e o que você faz.

Então, o objetivo aqui é ser o mais claro possível, colocando o seu cargo profissional ou como você se define profissionalmente e a sua empresa. Evite palavras generalistas, como “mago de alguma coisa”, foque sempre nas palavras-chave que podem te ajudar a ser encontrado com mais facilidade. Veja o que colocar no título do Linkedin.

5. Exponha suas experiências e competências

Use o espaço para expor, sempre que possível, as suas principais experiências e competências. Insira as habilidades nas quais você é bom, insira os cursos que fez, enfim, deixe sempre claro para quem está ali vendo todo o caminho profissional que você percorreu. Veja como adicionar e excluir competências no LinkedIn.

6. Deixe claro seu objetivo profissional

Um ponto importante a ser ressaltado é justamente o de não perder o foco. Você pode ter muitas competências e pode atuar em muitas áreas distintas, mas deixe sempre claro o seu objetivo profissional e qual carreira você quer seguir.

Você pode tocar algum instrumento e saber uma linguagem de programação, mas essas competências podem confundir os recrutadores sobre qual a sua área de atuação, se é para a música ou para o TI, por exemplo. Além disso, se você está procurando emprego, deixe isso bem à mostra usando o selo “Open to work”.

7. Adicione seções ao seu perfil

As seções do LinkedIn servem para organizar ainda mais os dados do seu perfil. Através dela, é possível adicionar cargos, para fazer uma linha do tempo da sua passagem por diversas empresas, competências nas quais se destaca e mais.

8. Publique conteúdos próprios e relevantes para a comunidade

Fazer autopromoção é um fator importante, mas não o único. Não adianta nada crescer e não trazer esse conhecimento para a comunidade que te segue. Por isso, publique, sempre que possível, artigos ou carrosséis que vão trazer os conhecimentos que você adquiriu ao longo da sua jornada profissional.

9. Solicite recomendações a amigos e colegas

Solicitar recomendações de amigos é algo bastante importante, porque isso é uma forma de suas conexões dizerem à plataforma e à comunidade o quanto você é relevante na sua área. Além disso, ele é muito importante por exibir depoimentos de colegas de trabalho, dizendo um pouco sobre como é trabalhar com você, enaltecendo suas soft e hard skills. Veja como pedir recomendação no LinkedIn.

10. Aumente sua rede de conexões

Outro fator importante para o LinkedIn é a quantidade de conexões que você faz. Quanto mais conexões você possui, mais chances terá de ter contato com pessoas novas. Mas isso vai além de ter somente um número alto.

Interaja com essas conexões, crie relações fortes com elas e, à medida que você vai publicando mais e mais conteúdos, mais pessoas poderão comentar e engajar as suas publicações — aumentando a chance do seu perfil ser visto por mais e mais pessoas.

A partir de agora você tem em mãos 10 dicas de como deixar o LinkedIn atrativo.