Startup oferece serviço em nuvem capaz de transformar PCs em supermáquinas

Por Giovana Pignati | Editado por Claudio Yuge | 05 de Outubro de 2022 às 12h00

clique para compartilhar

Link copiado!

A Noar promete transformar qualquer dispositivo em um supercomputador. A startup oferece serviços de streaming em nuvem, permitindo rodar aplicativos pesados em qualquer computador com conexão à internet.

Para João Casagrande, sócio e fundador da Noar, o serviço oferecido é uma solução que permite ao usuário jogar títulos robustos a partir de uma máquina simples. "É uma revolução e vai tornar a tecnologia acessível a muitos brasileiros que não têm condições de realizar um investimento num novo PC", explica.

Segundo o anúncio, o serviço roda através de uma plataforma de streaming de baixa latência, oferecendo qualidade sem travamentos. A conexão da internet em nuvem pode chegar à velocidade de até 5 Gbps, mesmo que seja acessada por uma máquina conectada em uma velocidade mais baixa.

O sistema é multiplataforma, sendo compatível com diversos sistemas operacionais para computador ou celular. A empresa dá a opção de utilizar uma máquina "zerada", permitindo ao usuário fazer download do aplicativo que desejar, ou uma com jogos e programas pré-instalados, como Adobe Photoshop, GTA V, Dota 2, Counter-Strike, entre outros.

Planos disponíveis da Noar

A startup oferece dois tipos de planos, sendo um com horas avulsas (R$ 4,00/hora) e um pacote com 30 horas (R$ 3,00/hora). Ambos os planos apresentam a mesma configuração:

  • 30 GB de RAM;
  • 8 núcleos;
  • GPU 15 GB (equivalente RTX 2060);
  • Até 3 gbp/s download;
  • Até 4 gbp/s upload.

Não foi divulgado se existem configurações mínimas de uma máquina para suportar a plataforma e quais seriam os pré-requisitos. A empresa ainda divulgou um plano empresarial, que deverá ser lançado em breve, oferecendo acesso a até 30 máquinas individuais, com gerenciador de acessos, suporte e mais.