LinkedIn lista 15 startups em alta no Brasil

Por Giovana Pignati | Editado por Claudio Yuge | 29 de Setembro de 2022 às 16h20

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre LinkedIn
ver mais

O LinkedIn publicou nesta quarta-feira (28) a 5ª edição da lista de Top Startups, que elenca as quinze empresas que mais se destacaram no último ano no Brasil, com base na análise de dados de seus mais de 850 milhões de usuários ao redor do mundo. As fintechs têm o destaque, ocupando um terço das posições, com a Neon em primeiro lugar.

As startups presentes na lista pertencem a diferentes setores e áreas de especialização, como serviços financeiros, saúde, benefícios, transporte, entre outros. Segundo Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil, a lista de 2022 reflete o cenário atual do Brasil e traz um foco maior em inovação.

Essas empresas estão tendo que enfrentar desafios para receber investimentos e acelerar seu crescimento. Conforme demonstram os dados da plataforma de inovação Distrito, o volume de investimentos em startups, até agosto deste ano, foi de US$ 3,6 bilhões, ou R$ 19,4 bilhões em conversão direta – somente 45,5% do que foi acumulado no mesmo período do ano passado.

Apesar da diminuição do volume total, o comunicado do LinkedIn aponta que as startups em estágio inicial estão captando mais, visto que a crise financeira pegou principalmente as empresas maiores – abrindo mais espaço para inovações.

Como as startups foram escolhidas?

A metodologia utilizada pelo time editorial de 2022, leva em consideração insights da plataforma e quatro pilares: crescimento no número de funcionários, interesse por vagas, engajamento de usuários com a empresa e seus funcionários, além da atração de profissionais. A avaliação foi realizada no período de 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022.

Para ser elegível ao ranking, as empresas devem ser independentes e de propriedade privada, com 50 ou mais funcionários, fundada há 7 anos ou menos, e com matriz no Brasil. Mesmo considerando esses fatores, foram vetadas empresas de recrutamento e seleção, "think tanks", empresas de capital de risco, firmas de advocacia, empresas de consultoria de TI e gestão, organizações sem fins lucrativos e entidades filantrópicas, aceleradoras e estatais.

Top Startups de 2022

Conheça a lista das 15 Startups que estão despontando e superando os desafios atuais para seguir inovando, gerando interesse e atraindo os melhores talentos em 2022, a seguir;

  1. Neon - fintech;
  2. C6 Bank - banco digital;
  3. Gupy - empresa de tecnologia para recursos humanos;
  4. Me poupe! - plataforma de educação financeira;
  5. Flash Benefícios - gestão de benefícios;
  6. Z1 - fintech;
  7. Caju Benefícios - gestão de benefícios;
  8. Pipo Saúde - gestão de benefícios em saúde;
  9. PayLivre - fintech;
  10. Onze - fintech;
  11. Buser - transporte;
  12. Pier Seguradora - seguradora;
  13. Azos - seguradora;
  14. Alice - healthtech;
  15. Voltz Motors - fabricação de veículos.