Black Friday | Correios anunciam novidades de entrega para e-commerce

Por Giovana Pignati | Editado por Claudio Yuge | 05 de Outubro de 2022 às 17h17

clique para compartilhar

Link copiado!

Ocorreu nesta quarta-feira (5) o lançamento da campanha de operações dos Correios para a Black Friday de 2022. Chamado de "Black de Milhões", o evento foi realizado na sede da empresa em São Paulo, com transmissão simultânea pelo canal do YouTube. O evento contou com a presença de membros da diretoria executiva e da superintendência estadual de São Paulo, empregados, clientes e o presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

Durante o anúncio foram destacadas as principais inovações empregadas para acompanhar a curva de crescimento do e-commerce e o aumento do consumo digital projetado para as datas comerciais de fim de ano. Além das expectativas para o segmento, previsões para a alta do fluxo de encomendas e as ações que estão sendo aplicadas para oferecer a melhor experiência nas compras online neste período.

Conforme demonstram os dados da empresa, na última Black Friday foram contabilizados recordes no fluxo de encomendas, com 19 milhões de remessas recebidas, sendo 3,4 milhões somente em um dia – crescimento superior a 40% no volume de encomendas recebidas de e-commerces nacionais e internacionais.

Desafios e tendências para a Black Friday 2022

O painel "Desafios e tendências da Black Friday 2022" foi apresentado por Diego Smorigo, Consultor de Negócios Sênior do Sebrae. Segundo Smorigo, a expectativa deste ano é de que o volume de entregas seja 30% maior, uma vez que as pessoas perderam o medo de comprar online durante a pandemia, mas principalmente impulsionadas pela Copa do Mundo.

Uma pesquisa do Sebrae apresentou os setores com as maiores intenções de compra. Com vestuário liderando com 20%, o consultor traz destaque para os artigos esportivos que aparecem com 11%. O Smorigo ainda ressalta o crescimento no interesse dos seguintes nichos: painéis e projetores (5,7x), sofás e artigos de sala (4,4x), televisões (3,4x) e celulares (2,6x).

Dentre os fatores que mais influenciam as compras dos clientes, foram identificados: frete grátis (38%), descontos de mais de 50% (37%), entrega rápida (23%), pagamento flexível (16%) e compras de Natal (13%). Nos pagamentos flexíveis, o estudo identificou duas modalidades que podem ser grandes diferenciais no futuro: o crediário digital e o "Buy Now Pay Later".

Insights para os e-commerces

Diego ainda trouxe alguns insights de marketing para os donos de e-commerce utilizarem durante as campanhas para a Black Friday. O primeiro é a regra do 3x3x3, onde uma divulgação deve ser feita três vezes, em três horários e em três plataformas diferentes.

O segundo é o conjunto de estratégias nomeado CO.GU.VE.GE: Copywrite, Gatilho de Urgência, Vantagens Exclusivas e Gatilho de Escassez. Ele ainda destaca a importância de manter uma comunicação honesta: "Fale a verdade, porque se falar hoje que está acabando e amanhã lançar 'novo estoque', você vai cair em descrédito com os seus clientes".

Novidades dos Correios para a Black Friday

O segundo e último painel, chamado "Soluções e Estrutura para as Operações de Fim de Ano", foi apresentado pelo Diretor de Negócios dos Correios, Alex do Nascimento, e pelo Diretor de Operações, Carlos Henrique de Luca Ribeiro.

Dentre as soluções dos Correios apresentadas para a Black Friday deste ano estão:

  • Entrega Interativa – permite uma maior comunicação entre o cliente e o carteiro, possibilitando agendar o horário da entrega, ou autorizar a entrega a um vizinho, etc;
  • Clique e Retire – é possível utilizar o CEP da agência dos Correios como destinatário e retirar a encomenda no local;
  • Logística Reversa – serviço para devolução de encomendas, com retiradas tanto nas agências, quanto na residência do cliente;
  • Lockers – armários inteligentes de autoatendimento;
  • Web Service – integração de todos os serviços de maneira online.

Destaques para empresas

Um dos destaques para donos de marketplaces é o Correios Log+, um serviço de armazenamento e envio de mercadorias disponível em todas as regiões do país. O lojista poderá deixar seus produtos armazenados gratuitamente nos primeiros 30 dias e terá acesso aos serviços de entrega, SEDEX Hoje e o Exporta Fácil – em que os Correios se responsabilizam por toda a parte logística, incluindo o processo aduaneiro e de conexão com a Receita Federal.

O Transfer Log é o responsável por fazer a transferência entre os centros de armazenamento dos Correios ou da indústria para os armazéns. Uma empresa pode distribuir parte de seus produtos do armazém de São Paulo para o de Manaus, por exemplo, tornando o acesso a esses produtos mais acessível para os clientes.

Durante o evento ainda foi anunciado o Correios Empresas, um novo serviço onde as agências especiais oferecem uma experiência fim-a-fim dos Correios, desde a coleta da mercadoria até o despacho. As empresas ainda terão acesso a todo o processo pelo celular, através do canal digital.

Para finalizar, os diretores reforçaram o compromisso dos Correios com a qualidade das entregas, ao anunciar o aumento da capacidade de coleta dos produtos nos armazéns e a redução do preço em 420 cidades para o SEDEX.