iOS 16 | 6 melhores funções da nova atualização do iPhone

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Setembro de 2022 às 14h57

clique para compartilhar

Link copiado!

O iOS 16 foi lançado oficialmente na segunda-feira (12) e deixou muita gente animada com as mudanças. Embora tenha sido considerada uma atualização modesta na quantidade de inovações, o novo sistema operacional do iPhone trouxe melhorias visuais notáveis para agradar o usuário.

Apresentado em junho de 2022, durante a conferência anual WWDC, o iOS 16 passou por dez versões de testes até chegar ao momento atual. A distribuição foi feita por atualização automática, enviada como uma notificação para os proprietários de iPhones compatíveis, de modo gradual.

A maioria dos ajustes se concentrou na parte de personalização da aparência, graças às várias possibilidades de ajustes da tela de bloqueio, mas não foi só isso. O Canaltech separou as seis melhores funcionalidades do iOS 16 no iPhone:

6. Aplicativo Mail

O aplicativo de e-mails nativo do iOS 16 trouxe novidades para igualar a batalha com o Gmail e outros rivais. A Apple parece empenhada em fazer com que o Mail seja usado por mais gente.

O programa traz um sistema de correção inteligente de erros ortográficos e sugestão de sinônimos — com resultados exibidos em tempo real — para melhorar os resultados da busca. Ainda na pesquisa, os resultados mostram uma visão mais completa dos conteúdos, como miniaturas de imagens e capas de vídeos.

Antes de enviar um e-mail, o sistema avisa o usuário caso esqueça de incluir uma parte importante, como um anexo ou o destinatário. Também é possível cancelar o envio de uma mensagem (se isso for feito rapidamente) ou programar o disparo para o dia e hora desejado.

5. Texto ao Vivo

O Live Text (Texto ao Vivo, em português) agora permite ao usuário interagir com o texto de vídeos em pausa. É possível buscar por uma palavra, traduzir, copiar e colar o conteúdo diretamente dali com apenas um toque.

A funcionalidade roda praticamente em qualquer vídeo nos apps Fotos, Visualização Rápida, Safari e em soluções de terceiros, como serviços de armazenamento em nuvem. O Texto ao Vivo foi integrado às ações rápidas para possibilitar coisas como tradução simultânea (agora com suporte a textos em japonês, coreano e ucraniano), conversão de moedas e outras utilidades.

4. Aplicativo Mensagens

No Brasil, usamos pouco o SMS porque as empresas cobram pelo serviço, mas quem tem iPhone podia desfrutar do iMessage há uma década. O aplicativo Mensagens era o responsável por essa integração e agora chegou reformulado com recursos sociais para tornar a experiência mais próxima do WhatsApp e do Telegram.

É possível editar uma mensagem até 15 minutos após o envio — o destinatário pode ver a alteração feita — ou cancelar um envio em até 2 minutos. Quem não puder ler no momento, pode marcar uma conversa como não lida para dar mais atenção quanto tiver tempo. O programa permite recuperar mensagens deletadas até 30 dias após a ação e escutar mídias em velocidade acelerada.

O SharePlay foi totalmente integrado ao app e traz uma das novidades mais bacanas desse update. Agora, é possível assistir a filmes, ouvir músicas, jogar online ou realizar outras atividades em tempo real com seus amigos pelo Mensagens. Isso vale também para o ambiente de trabalho, graças à compatibilidade com os apps Arquivos, Keynote, Numbers, Pages, Notas, Lembretes, Safari e programas de terceiros.

3. Modo "antistalker"

Um dos recursos menos falados, porém mais relevantes, do iOS 16 é voltado para a segurança do usuário. O Modo de Bloqueio (Lockdown Mode) funciona como uma medida extrema para quando usuário estiver sendo perseguido digitalmente.

Quando ativado, o sistema vai desabilitar anexos no aplicativo Mensagens, interromper o compartilhamento de localização, bloquear determinadas tecnologias da web, impedir chamadas pelo FaceTime e negar convites de estranhos enviados em serviços da Apple.

O recurso reduz bastante a área de ataque que poderia ser explorada por spyware mercenário altamente direcionado, como o Pégasus e outros softwares criados para monitorar atividades de terceiros.

2. Modo Foco

Há quem diga que o Modo Foco não é uma novidade do iOS 16, porque ele já existia na versão anterior, mas isso não é verdade. É impossível dizer que o modo "Não Perturbe" é igual ao Modo Foco, já que o segundo é bem superior.

O recurso permite configurar alertas e páginas da tela de início conforme o seu foco momentâneo. Você poderá definir quais apps e widgets são exclusivos para o trabalho e criar uma tela completamente nova para o uso do celular de maneira pessoal.

O iOS sugere um conjunto de aparências e telas bloqueadas para as opções básicas de Foco, como uma tela exclusiva para o trabalho e outra com fotos pessoais para os momentos de relaxamento em casa. Isso evita que o usuário exponha uma foto familiar para desconhecidos durante uma reunião corporativa, por exemplo.

É possível estabelecer limites nos apps, assim a pessoa não será notificada de novas mensagens no WhatsApp enquanto estiver trabalhando nem poderá abrir e-mails de trabalho durante a folga. No Safari, o Foco Trabalho exibirá apenas as guias usadas durante o expediente e alternará para a navegação pessoal no horário de descanso.

1. Tela bloqueada

Anunciada como a grande inovação do iOS 16, a tela de bloqueio do iPhone é a estrela do novo software. É impossível falar da atualização sem mencionar o incrível potencial de personalização que a Apple trouxe para seus usuários, assim cada aparelho terá um design mais relacionado ao seu proprietário.

Você pode ajustar a aparência da data e da hora, com estilos de fonte expressivos e várias opções de cores. Além disso, dá para sobrepor o personagem ou objeto principal da imagem sobre a hora, como forma de destacá-lo.

É possível configurar várias telas bloqueadas para alternância ao longo dia. Cansou de uma? Toque e mantenha a tela pressionada, deslize o dedo e escolha o visual que mais agradar. Se preferir, selecione um conjunto de imagens ficar uma rotação aleatória, com a definição da frequência de atualização ou com tempo indeterminado.

Os widgets já existem há um bom tempo na área de trabalho do iOS, mas chegaram pela primeira vez à tela de bloqueio. Você pode configurar a previsão do tempo, resultados de partidas esportivas, nível de bateria, compromissos do calendário, alarmes, fusos horários, atividades ou centenas de atalhos de apps de terceiros, como e-mails recebidos do Gmail, música em produção do Spotify e arquivos recentes do Google Drive.

Já baixou e testou o iOS 16? O que achou das inovações propostas pela Apple para o iPhone? Mande uma mensagem nas redes sociais do Canaltech se você acha que algum recurso importante ficou de fora.