Como ativar o NFC no iPhone | Solução de problemas

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 03 de Outubro de 2022 às 09h15

clique para compartilhar

Link copiado!

iPhone
ver mais

Você sabe o que é o NFC no iPhone? A tecnologia de Near Field Communication permite realizar ações por aproximação entre o celular e outros dispositivos. É essa a função que habilita, por exemplo, os pagamentos por aproximação e o uso do AirTag com seu celular.

Quais modelos de iPhone possuem NFC?

Essa tecnologia está presente nos aparelhos desde o iPhone 6. A partir do iPhone X, o iOS já conta com um sistema de leitura passiva: ou seja, não é necessário ativar o NFC no iPhone manualmente, o próprio dispositivo identifica qualquer tentativa de aproximação.

Nos modelos anteriores, é necessário ativar o leitor pela Central de Controle.

Como ativar o NFC no iPhone

Como já foi mencionado, não é necessário fazer nada para ativar o NFC no iPhone X ou em qualquer modelo posterior. Se você possui iPhone 7 Plus, 8 ou SE, é necessário ativar o leitor a cada uso. Siga esses passos:

  1. Abra o app Ajustes, selecione “Central de Controle” e adicione a opção “Leitor de etiqueta NFC”;

  2. Depois, deslize a tela para baixo e abra a Central de Controle;

  3. Toque no ícone do leitor de NFC, o mesmo encontrado em cartões por aproximação;

  4. Em seguida, aproxime o aparelho de outro dispositivo.

Para que serve o NFC no iPhone?

1. Pagamentos por aproximação com o Apple Pay

O pagamento sem contato é uma das principais funções do NFC nos celulares. Basta ter um cartão cadastrado e aproximar o seu aparelho nas máquinas para concluir a transação rapidamente.

No iPhone, isso é configurado a partir do Apple Pay. Abra a sua carteira no aplicativo e escaneie seu cartão. Depois, você pode usar o Face ID para autorizar os pagamentos no crédito ou débito.

2. Etiquetas de NFC

Existem algumas tags ou etiquetas simples que podem ser ativadas pelo NFC. Essa função é muito versátil e abre opções para acessar um link na internet ou combinar com o app Atalhos para criar rotinas automáticas no seu iPhone.

Além disso, o NFC também é utilizado nesse sentido para os clipes de Apps, recurso que permite acessar uma função específica de um aplicativo sem precisar baixá-lo. Os clipes podem ser ativados de diferentes maneiras, incluindo uma etiqueta por aproximação.

3. Chave do carro ou de casa

Sim, seu iPhone pode ligar o carro ou abrir a porta da sua casa — em modelos compatíveis, é claro. No caso do carro, é possível usar o app Carteira para configurar e adicionar a chave. Dessa forma, o motorista pode sair de casa e usar o carro sem carregar a chave. No entanto, é necessário confirmar com a montadora do veículo se a função está disponível.

Os modelos de fechaduras inteligentes compatíveis com o HomeKit também permitem cadastrar a chave de casa na Carteira. O usuário precisa apenas aproximar o seu celular e usar a tecnologia NFC para isso. Na configuração, o app Casa ainda oferece a opção de destrancar apenas com o Face ID.

Como testar o NFC no iPhone

Só dá para descobrir na prática se o NFC está funcionando. Tente fazer um teste com um pagamento de aproximação ou adquira uma etiqueta NFC. Caso o recurso funcione, uma notificação é exibida na tela inicial, ou a Carteira do iPhone é aberta.

O que fazer se o NFC não funciona no iPhone

Se você tentou fazer um pagamento, verifique se o seu cartão é compatível com o Apple Pay ou ative a aproximação. Depois, tente novamente e autorize a transação com Face ID ou senha. No caso das chaves, verifique se estão salvas na Carteira ou vinculadas ao aplicativo Casa. Caso os problemas persistam, reinicie seu aparelho.