O que é um portfólio? | Saiba como montar o seu

Por Rodrigo Folter | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Dezembro de 2022 às 17h00

clique para compartilhar

Link copiado!

Montar um portfólio bonito e organizado é uma ótima forma de facilitar para que as pessoas conheçam o seu trabalho, independente da sua área de atuação. Saiba agora o que é e confira algumas dicas de como montar um bom portfólio.

O que é portfólio?

O portfólio é a coleção dos seus trabalhos mais recentes e relevantes, servindo como uma introdução aos seus feitos a um possível contratante. Diferente do currículo, o portfólio permite visualizar as habilidades e experiências adquiridas ao longo da carreira de forma prática, mostrando o produto do seu trabalho ao longo de sua vida profissional.

A palavra portfólio tem origem na palavra italiana "portafoglio", que significa carteira. Ter um não é obrigatório, mas pode ser um diferencial quando você se candidata a uma oportunidade profissional.

Tipos de portfólio

Existem três tipos de portfólio: físico, digital offline e digital online. Cada um é mais indicado para um tipo de profissional, dependendo do serviço prestado. Conheça cada um deles e encontre o que melhor se encaixa às suas necessidades.

Físico

O tipo físico vem sendo cada vez menos utilizado, por conta das facilidades que a tecnologia oferece, mas ainda é uma opção viável para quem precisa apresentar seus projetos de forma visual. Arquitetos e engenheiros estão entre os profissionais que se beneficiam desse formato.

Outras profissionais que podem usar, mas tem se tornado menos comuns, incluem: fotógrafos, escritores e designers.

Digital offline

O portfólio digital offline é uma opção bastante popular, normalmente no formato PDF, e permite, por exemplo, que jornalistas, escritores, designers e artistas mostrem seu trabalho. A praticidade de caber em um simples pendrive, ou mesmo na tela do celular, faz desse tipo de portfólio uma opção interessante.

Digital online

Falando em praticidade, o portfólio digital online é uma opção segura e fácil de apresentar a qualquer recrutador. Vários sites trabalham com modelos de fácil edição, permitindo construir o seu de forma prática. Quem precisa de algo específico, como profissionais de modelagem 3D, também encontram sites que oferecem a estrutura necessária.

Dicas para criar um portfólio

Seu trabalho é a informação principal, logo, deve estar em destaque. Tente sempre manter o portfólio atualizado, crie uma linha temporal para que a evolução seja perceptível e explique seu trabalho de forma breve, em um ou dois parágrafos.

Outras informações essenciais são: nome completo, telefone e e-mail. Com isso é possível ter um ponto de partida para criar seu portfólio rapidamente.

Onde fazer um portfólio

O WordPress (br.wordpress.com) e o Cargo Collective (cargo.site) são duas opções interessantes para criar portfólios em geral, com vários templates disponíveis. O Adobe Portfólio (portfolio.adobe.com) também se mostra eficaz, especialmente pela sua conexão com outros sites.

Além desses, existem ainda opções focadas em áreas específicas que você pode conferir abaixo.

1. Behance (artistas, designers)

O Behance (behance.net) é indicado para artistas, designers e profissionais de UX. A plataforma é uma opção interessante por misturar portfólio com rede social, facilitando a conexão com outros usuários. É possível inserir arquivos em vídeo, PDF e imagens, fazendo do serviço bastante abrangente.

2. Journo Portfolio (redatores, escritores)

Jornalistas, redatores e escritores encontram no Journo Portfolio (br.journoportfolio.com) um lugar propício para salvar e organizar seus textos de forma prática.

3. ArtStation (artistas, ilustradores)

O ArtStation (artstation.com) é um local para criação de portfólios, busca de vagas e venda de artes. O ambiente virtual atende as necessidades de artistas conceituais, animadores, game designers e muitos outros.

4. Contently (redatores, jornalistas)

O Contently (contently.com) é outra plataforma que se destaca na criação de portfólios, adicionando os textos online assinados pelo autor. Isso facilita na hora de manter seu portfólio atualizado para as pessoas que buscam informações e referências sobre você.

Pronto! Agora você pode criar seu portfólio de forma prática com essas dicas e sites.