IFA 2022 | Sony Xperia 5 IV chega com bateria maior e preço de iPhone 13 Pro

Por Gustavo de Lima Inacio | Editado por Wallace Moté | 01 de Setembro de 2022 às 11h37

clique para compartilhar

Link copiado!

Xperia 5 IV
ver mais

A Sony aproveitou a IFA 2022 para apresentar um novo modelo de celular topo de linha, com a revelação do Xperia 5 IV. Apesar de manter o mesmo design da geração anterior, o novo aparelho focado em entregar alta performance em um corpo compacto traz algumas melhorias importantes.

Assim como as gerações anteriores do Xperia 5, o aparelho é voltado para um tamanho reduzido, tentando ser mais compacto. Com o Xperia 5 IV, a Sony conseguiu manter praticamente as mesmas dimensões do modelo anterior, sendo apenas 1 mm mais curto e estreito, mas que acabou sendo ficando 4 gramas mais pesado por conta da bateria maior.

Visualmente, ele mantém as características de design do Xperia 5 III, tendo um corpo de linhas mais retas. Ele traz o mesmo módulo retangular no canto superior esquerdo, onde ficam as suas três câmeras traseiras. Inclusive, todas elas possuem 12 MP e autofoco, sendo uma ultrawide, uma principal com lente de 24 mm e uma de zoom óptico de 2,5x — infelizmente, o zoom variável de 3x a 4,4x presente no Xperia 1 IV foi deixado de lado. As câmeras wide e de zoom possuem ainda estabilização óptica de imagens (OIS), para imagens menos tremidas.

Nas suas laterais, ele tem os botões de volume e também o de energia com o leitor de impressões digitais integrado. Na frente, possui bordas laterais muito finas — mas sem qualquer tipo de furo ou recorte para a câmera frontal —, com a superior e inferior um pouco maiores, para caberem as saídas de som estéreo do modelo, além da câmera frontal de 12 MP com foco fixo e abertura f/2.0.

Xperia 5 IV ganha Snapdragon 8 Gen 1 e bateria de 5.000 mAh

Quanto às outras especificações técnicas, ele tem uma tela de 6,1 polegadas com resolução Full HD+, tecnologia OLED e suporte para taxa de atualização de 120 Hz. Segundo a Sony, esse painel agora tem um brilho 50% superior ao encontrado no Xperia 5 III.

Sony Xperia 5 IV

Divulgação/Sony

Mesmo com o tamanho quase inalterado, a bateria cresceu para 5.000 mAh, com suporte a carregamento rápido de 30 W através da tecnologia Power Delivery, que deve permitir uma carga de 0 a 50% em apenas 30 minutos. Uma novidade é que agora ele suporta carregamento sem fio, recurso inexistente na família Xperia 5 até então.

A marca japonesa diz que a célula da bateria manterá a sua saúde por até 3 anos. Um detalhe importante é que ele não vem com carregador, nem mesmo um cabo para carregamento e transferência de dados em sua caixa.

Por fim, ele traz o processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1, junto de 8 GB de memória RAM e 128 GB ou 256 GB de espaço para armazenamento interno. Entre outros destaques, estão o suporte a áudio 360 graus, resistência IP68 contra água e poeira, e como vidro com proteção Gorilla Glass Victus nos painéis frontal e traseiro.

Preço e disponibilidade

O Xperia 5 IV estará disponível na Europa e Estados Unidos a partir da metade de setembro, nas cores preto, verde e branco. Seu preço oficial é de 999 dólares, cerca de R$ 5.200 em conversão direta.

Sony Xperia 5 IV: ficha técnica

  • Tela: OLED de 6,1 polegadas, resolução Full HD+ de 2520 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, Gorilla Glass Victus
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, OIS) + 12 MP (Ultrawide) + 12 MP (Zoom óptico de 2,5x)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 30 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, IP68, leitor de digitais lateral, som estéreo, conector P2
  • Cores disponíveis: preto, branco e verde
  • Sistema operacional: Android 12

Fonte: GSMArena