The Last Us Part I chega ao PS5; o que há de diferente?

Por Felipe Goldenboy | Editado por Jones Oliveira | 02 de Setembro de 2022 às 18h15

clique para compartilhar

Link copiado!

PlayStation 5
ver mais

The Last of Us Part 1, remake do jogo de PlayStation 3 lançado em 2013, chegou ao PlayStation 5 nesta sexta-feira (2). Trata-se de uma versão definitiva para quem quer conhecer a história pela primeira vez, ou apenas revisitar a jornada de Ellie e Joel.

O jogo foi anunciado em junho deste ano, durante a Summer Game Fest 2022. Mas afinal, o que há de novo no game? Confira as melhores novidades a seguir.

5. Novos modos de jogo

Assim que você completa a campanha principal do jogo, são desbloqueados dois novos modos de jogo: o Permadeath — no qual o jogo acaba se você morrer uma única vez — e o Speedrun — cujo objetivo é terminar o jogo o mais rápido possível.

4. Modo foto

Se você é daqueles que gosta de atacar como fotógrafo nos games, poderá se divertir bastante aqui. O jogador pode registrar os melhores momentos do jogo e personalizar os filtros, molduras, controles de câmera, profundidade de campo e muito mais. O destaque vai para o complexo controle de iluminação, que permite mudar a luz e a sombra do cenário como bem entendermos.

3. Novos troféus

Platinar The Last of Us ficou mais fácil no remake. Foram removidos vários troféus, como os que obrigavam o jogador a zerar o jogo nas dificuldades superiores e a repetir a campanha principal no Novo Jogo+. Também não há troféus relacionados aos modos Permadeath e Speedrun.

2. Novos gráficos e artes

Quase dez anos se passaram desde o lançamento do game original. Agora, com o PS5, a Naughty Dog pôde reformular completamente os gráficos do game. Os cenários estão mais coloridos e vibrantes, e a natureza está muito mais abundante e presente.

Além disso, é claro que os personagens também mudaram. Os modelos de Ellie e Joel são os mesmos que aparecem nos flashbacks de The Last of Us Part 2, sendo muito mais bonitos e realistas. Porém, as maiores surpresas ficam por conta dos personagens secundários, com rostos mais expressivos e detalhados.

1. Novas opções de acessibilidade

The Last of Us Part 2, lançado em 2020, ganhou um prêmio no The Game Awards por trazer os melhores recursos de acessibilidade daquele ano. De fato, houveram inúmeros recursos implementados, como exibição em alto contraste, leitor de texto, ampliador de tela, etc. Recursos estes que melhoravam a experiência de gameplay para pessoas com deficiência visual, auditiva e motora.

O novo remake traz todos os recursos já conhecidos, mas também algumas novidades, como audiodescrição para as cutscenes, inclusive em português do Brasil. Quando ativada, um narrador fala em voz alta o que está acontecendo em cena. Também é possível pular enigmas, alterar o comportamento inimigo e mais.

The Last of Us Part 1 já está disponível para PS5. Uma versão de PC está em desenvolvimento, mas seguer sem previsão de lançamento.