O que é Roblox? | Guia Completo

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 26 de Agosto de 2022 às 17h00

clique para compartilhar

Link copiado!

Afinal, você sabe o que é Roblox? Sucesso entre crianças e adolescentes, o aplicativo não é um jogo, mas sim uma plataforma que concentra diferentes games criados pela comunidade. Disponível para PC, consoles, Android e iPhone, permite que cada usuário crie um avatar e utilize esse personagem na extensa biblioteca de jogos.

O que é Roblox e quando foi criado

O Roblox é um hub de jogos com conteúdos gerados pelo usuário, lançado originalmente em 2006 pela Roblox Corporation. Nela, é a própria comunidade quem desenvolve e lança os jogos, criados a partir do motor gráfico da plataforma. Pelo aplicativo, é possível ingressar e participar de milhares de jogos online, além de interagir com outros usuários.

Ao criar uma conta no Roblox, o usuário também pode personalizar o próprio avatar. Na loja, é possível adquirir outros personagens ou comprar roupas e acessórios para customizar seu jogador. Esse personagem é utilizado pelo seu perfil para participar de todos os jogos disponíveis.

O grande destaque do Roblox é a variedade de jogos disponíveis. Distribuídos entre diferentes gêneros, é possível acessar criações originais da plataforma ou games inspirados em outros títulos de sucesso, como Among Us, Fall Guys, Grand Theft Auto e experiências de roleplay.

Além disso, a plataforma ainda possui recursos de rede social. É possível interagir com pessoas pelo chat dos jogos, enviar mensagens diretas e adicionar contatos como amigos para jogarem juntos.

Roblox é gratuito?

Sim, o download e o acesso à plataforma são gratuitos. Não é necessário pagar para criar uma conta ou entrar em um dos jogos. Por outro lado, o aplicativo permite compras internas a partir do uso de Robux, a moeda virtual do jogo adquirida a partir de dinheiro real. O Robux é usado para comprar itens e roupas na loja.

O que são Robux?

As Robux são as moedas do jogo, usadas para a compra de itens na loja. Não é possível adquirir Robux gratuitamente: é necessário utilizar dinheiro real para comprar assinaturas da moeda ou pacotes com valores específicos.

Onde posso jogar Roblox?

A plataforma pode ser baixada gratuitamente no Android, iOS, macOS, Windows e nos consoles Xbox Series S e Xbox Series X. Alguns jogos incluem a função crossplatform, que permite encontrar e jogar com usuários de diferentes plataformas.

Como entrar em um jogo no Roblox?

Acesse o Roblox e faça o login em sua conta. Em seguida, na tela principal, navegue pelos estilos e procure por um jogo de sua preferência. O app exibirá um menu suspenso com a descrição, regras e controles desse jogo, e você acessa o conteúdo ao tocar no botão “Play”.

Em seguida, o app carrega o servidor do jogo em questão. É importante lembrar que regras e conteúdos são determinados pelo próprio desenvolvedor, e essas informações variam entre diferentes games do catálogo.

Roblox é seguro para crianças?

Com grande sucesso entre o público infantil, o Roblox já se envolveu em algumas polêmicas com relação à segurança e privacidade. A plataforma inclui ferramentas de restrição de conteúdo, mas não existe uma maneira de controlar o que os usuários podem encontrar nos servidores de cada jogo.

Por isso, é importante usar os recursos de controle parental oferecidos pelo Roblox para uma experiência mais saudável entre crianças e adolescentes. O aplicativo tem classificação indicativa a partir de 10 anos na Google Play Store e Microsoft Store, enquanto é indicado para pessoas acima de 12 anos na App Store.

Nas configurações do app, é possível ativar uma opção de restrição da conta. Esse recurso desativa todas as opções de comunicação pela plataforma, mas também disponibiliza filtros personalizados para limitar o contato por amigos adicionados e filtros de idade. Há, também, a opção para os responsáveis criarem um PIN de acesso para mudar qualquer preferência.

No Roblox, o chat de texto possui filtros de conteúdo para palavras e expressões ofensivas. No caso de usuários com menos de 12 anos, essas pessoas são inseridas em um chat com maiores restrições, limitando o envio de mensagens apenas para amigos adicionados na plataforma. O chat de voz, em fase beta, está disponível apenas para usuários com mais de 13 anos.