O que é o PlayStation Stars, programa de fidelidade da Sony?

Por Felipe Goldenboy | Editado por Bruna Penilhas | 30 de Setembro de 2022 às 16h25

clique para compartilhar

Link copiado!

PlayStation 5
ver mais

PlayStation Stars é um novo programa de fidelidade criado pela Sony, que irá premiar os jogadores mais assíduos do PlayStation 4 e do PlayStation 5. O serviço foi anunciado em julho e chegará ao Brasil na próxima quarta-feira (5).

Para participar no programa, basta se inscrever gratuitamente. Não é necessário pagar nada, nem mesmo ter uma assinatura da PlayStation Plus. Os únicos requisitos são ter uma conta da PlayStation Network — a mesma que você usa para acessar o seu perfil ou a PlayStation Store — e aceitar os termos do serviço.

Como funciona o PlayStation Stars?

O programa concede recompensas aos jogadores que concluam campanhas e atividades. Por exemplo, na tarefa “Monthly Check-In” (entrada mensal, em tradução livre), os usuários ganham uma recompensa apenas por jogarem qualquer título a cada mês.

Já outras campanhas exigirão que você ganhe torneios, desbloqueie troféus específicos ou seja um dos primeiros a conseguirem um troféu de Platina em um país ou região. Por exemplo, uma das campanhas é chamada “Aperte o play/1994”, em que é preciso acertar que jogo é com base em dicas inspiradas em músicas.

Quais recompensas eu posso ganhar?

Os jogadores que cumprirem missões no PlayStation Stars poderão ganhar dois tipos de recompensas: pontos de fidelidade e colecionáveis digitais. Não, os colecionáveis não são NFTs, os polêmicos tokens não-fungíveis. Isso significa que eles não utilizam a tecnologia blockchain, nem podem ser trocados ou vendidos.

Esses pontos de fidelidade podem ser usados para resgatar fundos da carteira digital da Sony, jogos da PlayStation Store ou colecionáveis. Quem for assinante do PS Plus ganha esses pontos automaticamente por compras na PlayStation Store.

Um detalhe importante: os pontos expiram após dois anos, sempre no fim do mês. Por exemplo, se você ganhou pontos no dia 1º de outubro de 2022, eles serão invalidados em 31 de outubro de 2024.

Já os colecionáveis são “representações digitais das coisas que os fãs do PlayStation gostam, incluindo bonecos de personagens famosos de jogos e outras mídias, além dos dispositivos que mostram a história de inovação da Sony.

Logo no lançamento, todos os membros do PlayStation Stars ganharão um colecionável Telescópio Star Gazer. Alguns dos outros itens são:

  • Punto (o gondoleiro de Ape Escape 2);
  • PlayStation 3;
  • PocketStation (periférico do primeiro PlayStation vendido no Japão);
  • Toro e Kuro comemorando um aniversário;
  • Chord Machine (aparelho sonoro vendido no Japão durante os anos 1980);
  • Polygon Man (mascote do primeiro PlayStation).

A empresa promete trazer novos colecionáveis gradualmente, além de itens super raros ou “algo surpreendente para coletar apenas por diversão”. Todos os itens resgatados podem ser vistos pelo aplicativo da PlayStation para celulares iOS e Android. Esse “mostruário” poderá ser publico ou privado apenas para você.

Usuários serão divididos em níveis

Os jogadores inscritos no PlayStation Stars serão divididos em quatro níveis, que vão do 1 ao 4. Assim que você se ingressa no programa, você começa no nível 1; depois, você vai subindo de nível conforme compra jogos e ganha troféus.

Os benefícios incluem novos colecionáveis digitais, e até atendimento prioritário no contato com o suporte da PlayStation. Confira:

Nível 1

  • Requisitos: ingressar no PlayStation Stars, começar a jogar e completar campanhas;
  • Benefícios: Tenha acesso a colecionáveis ​​digitais concluindo campanhas. Receba um colecionável de celebração.

Nível 2

  • Requisitos: Comprar um jogo completo na PlayStation Store, ganhar um troféu incomum;
  • Benefícios: Receba um colecionável de comemoração do Nível 2 e acesso a todos os colecionáveis ​​do Nível 1.

Nível 3

  • Requisitos: Comprar dois jogos completos da PlayStation Store, ganhar 32 troféus incomuns;
  • Benefícios: Receba um colecionável de comemoração de Nível 3 e um colecionável de aniversário.

Nível 4

  • Requisitos: Comprar quatro jogos completos da PlayStation Store, ganhar 128 troféus incomuns;
  • Benefícios: Receba um colecionável de comemoração, roteamento prioritário de bate-papo e retenha todos os colecionáveis ​​dos níveis 1, 2 e 3.

Na Ásia, o atendimento prioritário no suporte deixou vários jogadores descontentes. Ainda não sabemos se o benefício também funcionará no Brasil e nas demais regiões.

O PlayStation Stars já estava disponível na Ásia desde 29 de setembro. Nesta quarta-feira (5), chega também aos jogadores da América do Norte e da América do Sul, incluindo o Brasil. Já para a Europa e a Austrália, a data prevista é 13 de outubro.

Fonte: Sony (1, 2, 3, 4), VGC