Os 10 melhores vilões dos games

Por Felipe Goldenboy | Editado por Bruna Penilhas | 28 de Setembro de 2022 às 19h00

clique para compartilhar

Link copiado!

Vamos admitir: existem alguns vilões nos games que amamos muito mais que os mocinhos. Apesar de serem as piores pessoas possíveis e cometerem atrocidades tremendas, são eles que dão aquele temperinho na história e, geralmente, são os responsáveis pelas reviravoltas mais intrigantes.

Por isso, o Canaltech resolveu listar os 10 melhores vilões dos games. Lembra de algum outro que merecia estar na lista? Compartilhe conosco através das redes sociais!

10. Flowey

Você conhece o vilão de Undertale, jogo indie de 2015, logo no comecinho do game. Trata-se de uma florzinha sorridente, que lhe apresenta as primeiras mecânicas do jogo. Ela explica, inclusive, como funcionam as Pétalas da Amizade, que supostamente lhe concedem vida.

No entanto, é tudo enganação: as Pétalas podem matar você, e a florzinha tem um rosto diabólico. "Neste mundo, é matar ou morrer". Mais adiante, você descobre a verdadeira história do personagem e por que ele se tornou quem é.

9. Dr. Cortex

Amarelo, cabeçudo e com um "N" na testa. Este é Dr. Cortex, o criador do marsupial Crash Bandicoot e principal antagonista da franquia.

Apesar de ser um cientista brilhante e gênio do mal, ele nunca tem sucesso nos planos de dominação mundial, nem consegue derrotar sua própria criação. Ele já serviu como skate, foi derrotado por uma galinha e acabou sendo substituído pela própria sobrinha adolescente.

8. Ganon

Link só queria ter um dia de paz e sossego em Hyrule, mas é impossível com Ganon à espreita. O vilão da franquia The Legend of Zelda é a representação de todo o mal do mundo, que não pode e nunca poderá ser detido pela eternidade. Ganon está destinado a reencarnar na Terra, sempre com uma nova forma, e tentar a dominação mundial.

7. Sephiroth

Não se deixe enganar pelos cabelos sedosos e o rosto angelical de Sephiroth, o vilão de Final Fantasy VII, de 1997. O "anjo de uma asa" assombra o protagonista Cloud a todo momento, e todas as suas aparições — principalmente no remake de 2020 — são dignas de filme.

O momento mais marcante dele talvez seja o que ele mata Aerith, uma das personagens mais importantes da franquia, atravessando uma espada no meio de seu peito.

6. Nemesis

"Starsssss"! Apesar de ter ficado um pouco burro no remake de 2020, Nemesis é um vilão emblemático no Resident Evil 3 de 1999.

A arma biológica da Umbrella é o terror de Jill Valentine, perseguindo a personagem a todo momento e aparecendo aleatoriamente. Toda vez, o jogador precisa decidir rapidamente: fugir do local ou enfrentá-lo. Nenhuma das opções é fácil.

5. GLaDOS

GLaDOS é uma robô que fica azucrinando o jogador a todo momento com seus diálogos sarcásticos e tom de voz mecanizado: "Aqui vêm os resultados do teste: 'Você é uma pessoa horrível'. É o que diz aqui".

A personagem é a responsável por todos os testes realizados em Aperture. No começo, ela tenta disfarçar se apresentando como uma guia à protagonista, Chell, mas aos poucos ela se revela um ser repugnante e assassino.

3. Pyramid Head

A cidade de Silent Hill 2, de 2001, atrai visitantes para puni-los pelos seus pecados. Por isso, os inimigos que as pessoas enxergam no local são únicos, frutos de suas próprias mentes. Pyramid Head seria, portanto, um monstro cujo objetivo é fazer com que James Sunderland aceite a verdade sobre Mary.

Ele também representa a frustração sexual do personagem durante a época em que sua esposa estava doente. Além de o personagem ter um profundo significado por trás, vale destacar, é claro, sua aparência: um homem que veste um avental de açogueiro e um capacete triangular, e que porta uma lança gigantesca.

2. Dr. Robotnik

Dr. Robotnik, ou Eggman, é o grande vilão do Sonic. Ele é um cientista maluco que quer coletar as Esmeraldas do Caos para transformar tudo e todos em robôs. Como se isso não fosse vilanesco o suficiente, ele escraviza animais da floresta para operar suas engenhocas. Ainda bem que ele sempre se dá mal.

1. Bowser

O primeiro lugar não poderia ser de outro personagem além de Bowser, o temido Rei Koopa e grande antagonista de Super Mario. Seu passatempo favorito é raptar a Princesa Beach e articular planos para dominar o Reino do Cogumelo. Ele pode não ser macabro quanto a maioria dos vilões desta lista, mas, certamente, é o mais memorável de todos.