Os 10 melhores jogos de RPG para Android e iPhone (iOS)

Por Felipe Goldenboy | Editado por Bruna Penilhas | 02 de Outubro de 2022 às 11h00

clique para compartilhar

Link copiado!

Os jogos de RPG são alguns dos mais clássicos da história dos games, e também alguns dos mais famosos atualmente. Esse tipo de game traz um gameplay que exige estratégia, customização de personagens, mundos abertos e muita fantasia.

Engana-se, porém, quem pensa que é necessário um console ou um computador para jogar um bom RPG. Existem várias opções excelentes disponíveis para celulares iOS e Android. Confira a nossa seleção com os melhores a seguir.

10. FANTASIAN

FANTASIAN é um jogo exclusivo para iPhone, disponível no serviço por assinatura Apple Arcade. Apesar de não estar disponível para Android, o título merece entrar na lista por trazer um dos melhores RPGs dos últimos anos.

O game é de autoria do mesmo criador da franquia Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, e conta uma história em que o protagonista viaja para recuperar sua memória em um mundo dominado por máquinas. O charme fica por conta dos gráficos, todos feitos à mão.

9. Monster Hunter Stories

Uma das franquias mais amadas da Capcom, Monster Hunter também tem um jogo para celulares: Monster Hunter Stories, originalmente lançado em 2016 para Nintendo 3DS.

O foco do game é explorar um mundo onde pessoas e monstros coexistem em harmonia. Você precisará construir relações com esse monstro para utilizá-los em combate. Sim, é bastante parecido com Pokémon, o que é maravilhoso! Vale ressaltar também que o jogo não tem microtransações.

8. Stardew Valley

Stardew Valley é um simulador de fazendinha criado por apenas uma pessoa, o americano Eric "ConcernedApe" Barone.

Você controla um jovem que recebe uma fazenda do finado avó e, por isso, se muda de cidade e inicia sua vida no campo. É possível cuidar da sua colheita, fazer tarefas para outros moradores e explorar o mapa, repleto de ilhas, cavernas e outros mistérios.

7. Questland

Ambientado em um mundo de fantasia medieval, Questland é um RPG online com câmera em primeira pessoa. A história se passa em Valia, um lugar pacífico que acabou sendo coberto por uma escuridão misteriosa, a qual trouxe vampiros, aranhas, esqueletos e outros monstros para infestar a Terra. Além de desfrutar do modo história, você pode duelar contra outros jogadores e até hordas de inimigos.

6. MARVEL Future Revolution

Este game traz vários personagens da Marvel para um RPG de mundo aberto. O jogador vivencia uma história inédita, acompanhando uma colisão entre as realidades, mas com a Terra 616 como principal cenário.

O interessante é que o game, além de ter gráficos deslumbrantes, recebe muitos eventos temáticos, a maioria inspirada nos filmes que estreiam nos cinemas.

5. STAR WARS — Knights of the Old Republic

Lançado em 2003, este é um dos games mais queridos pelos fãs de Star Wars. A história se passa 4 mil anos antes da trilogia original, e conta a história de um misterioso Jedi que atravessa a galáxia para derrotar Darth Malak.

Uma boa notícia é que existe um remake em desenvolvimento pela Aspyr Media; no entanto, ainda não há previsão de lançamento.

4. Chrono Trigger

Originalmente lançado para Super Nintendo em 1995, Chrono Trigger é, simplesmente, um dos mais influentes RPGs da história. A história acompanha o jovem Crono, um espadachim que começa a viajar pelo tempo para impedir o fim do mundo pelas mãos de Lavos, um extraterrestre que está escondido no núcleo do planeta desde a pré-história. Caso você não tenha tido a oportunidade de jogar esta obra prima, esta pode ser sua chance.

3. Final Fantasy VII

Outro clássico que merece ser revivido, Final Fantasy VII também está disponível para celulares. A trama acompanha um mercenário chamado Cloud Strife, que se junta com um grupo ecoterrorista para lutar contra uma megacorporação que está drenando a essência vital do planeta para usar como fonte de energia. Como se isso não fosse problema suficiente, ainda há um inimigo poderoso que atormenta o jogador pelo caminho, Sephirot, o "anjo de uma asa".

2. Eternium

Eternium é um RPG de fantasia com gameplay de hack ‘n slash. O jogo fez tanto sucesso que também ganhou uma versão para PC.

Aqui, você pode jogar como um mago, guerreiro ou mercenário, e empunhar espadas, machados, cajados e até armas de fogo. Pelo caminho, lute contra esqueletos, zumbis, alienígenas, demônios, dragões e outras criaturas.

1. Genshin Impact

Lançado em 2020, Genshin Impact é um RPG de mundo aberto que foi até comparado com The Legend of Zelda: Breath of the Wild por conta do seu visual colorido e 3D que lembra um anime — tanto é que o jogo ganhará um anime feito pelo mesmo estúdio de Demon Slayer.

Aqui, você explora o grande mapa de Teyvat usando personagens poderosos, enquanto desvenda os mistérios da criação desse mundo.