As 10 cenas de game over mais brutais dos games

Por Felipe Goldenboy | Editado por Bruna Penilhas | 25 de Setembro de 2022 às 16h00

clique para compartilhar

Link copiado!

A tela de game over pode ser uma das mais temidas dos gamers. Afinal, ela significa que o jogador perdeu todas as suas vidas e terá de recomeçar a fase do zero — ou, em casos piores, o jogo inteiro do zero. Alguns jogos, porém, fazem questão de tornar o momento ainda mais tenebroso.

A seguir, o Canaltech lista as cenas de game over mais brutais dos games. São cenas que brincam com a violência, com a destruição e, claro, com o emocional dos jogadores. Lembra-se de alguma outra cena que merecia entrar na lista? Compartilhe conosco nas redes sociais!

10. Lua destruindo a Terra

The Legend of Zelda: Majora's Mask, de 2000, é um dos games mais bizarros (e interessantes) da franquia. O game tem uma cena de game over bastante dramática: se você não conseguir salvar o planeta a tempo, a Lua colide contra o solo. Link observa o horizonte avermelhado, até que uma explosão o joga para longe. O jogo ainda diz: “Então a lua zangada caiu do céu, aniquilando este mundo e seus vários habitantes. Todos os itens adquiridos nos últimos três dias são perdidos [...] Você encontrou um destinto terrível, não?”

9. O fim do Justiceiro

The Punisher, jogo de 1993 baseado no Justiceiro da Marvel, mostra o personagem recebendo uma massagem cardíaca de um médico. É possível ouvir ainda os batimentos do personagem. Caso o jogador desistisse, a tela ficava preto e branco, o médico lamentava com as mãos na cabeça e um som de bipe contínuo era reproduzido.

8. Serra cortando o corpo ao meio

Essa cena é digna de Jogos Mortais. Ao ser derrotado no beat ‘em up Ninja Gaiden, de 1988, o protagonista Ryu Hayabusa aparece deitado e amarrado em uma mesa, enquanto uma serra circular desce até a sua barriga. Ao fundo, demônios ficam rindo da cena.

7. Dinamite

Outro jogo retrô com uma cena interessante é o primeiro Final Fight, de 1989. O personagem aparece amarrado em uma cadeira enquanto bananas de dinamite estão prestes a explodir. O personagem tenta assoprar o pavio em chamas a tempo, sem sucesso.

6. Esmagado por espinhos

Final Fight merece ser repetido nesta lista, sim — pelo jeito, os games antigos pegavam pesado com os jogadores. Em Final Fight 3, de 1996, o personagem é preso (de novo) em uma mesa, enquanto uma prensa de espinhos desce lentamente para esmagá-lo.

5. Fundo do poço

OK, Mortal Kombat é conhecido pelas suas cenas de morte bastante grotescas durante as batalhas. Mas Mortal Kombat 4 tem uma cena peculiar: a tela mostra seu personagem caindo em um longo poço, se rebatendo no ar. A câmera se aproxima da personagem conforme o tempo passa. Assim que o temporizador acaba, seu corpo desaba em lâminas afiadas e ensanguentadas.

4. Ei! Você não parece nada bem!

Deve ser humilhante estar na pele de um super-herói derrotado. Mais humilhante ainda é o seu inimigo zombar de você antes do seu fim. É o que acontece em Batman: Return to Arkham City, de 2016: os vilões aparecem em um fundo escuro e olham para você de cima para baixo. São tantas falas que vale muito a pena conferi-las, especialmente as do Coringa: ele dá altas gargalhadas e ainda faz piadas com você. “Se você soubesse o que eu estava planejando, você teria morrido!”

3. Parada cardíaca

Metroid costuma ter o mesmo game over: o uniforme de Samus se quebra, deixando a personagem vulnerável. Em Metroid Prime 2: Echoes, de 2004, é diferente: ela começa a ter uma parada cardíaca, enquanto a tela mostra a mensagem “aviso: alerta do sistema. É possível ouvir os batimentos cardíacos através de um bife, que para subitamente com o aviso de “missão falhada”.

2. Nenhum vestígio deles foi encontrado...

RPG publicado em 1993 pela antiga SquareSoft (atual Square Enix), Secret of Mana tem uma tela de partir o coração. O personagem se transforma em um fantasma e a tela fica preta. Depois, uma música melancólica começa a tocar, enquanto aparece alguns dizeres na tela: “infelizmente, nenhum vestígio deles foi encontrado”.

1. Simba se enforcando

O primeiro lugar dessa lista chocou a equipe de games do Canaltech. The Lion King V: Timon & Pumbaa é um jogo de plataforma lançado pela Dragon Co. em 1994 de forma não-oficial, ou seja, sem o licenciamento da Nintendo ou da Disney. O game é famoso pelas cenas de game over: todas mostram os personagens se suicidando de forma brincalhona. Uma delas, em especial, mostra Simba se enforcando em uma corda.