SpaceX lança rover árabe e lander japonês à Lua em novembro

SpaceX lança rover árabe e lander japonês à Lua em novembro

Por Patrícia Gnipper | 23 de Setembro de 2022 às 09h35
Mohammed bin Rashid Space Centre

Os Emirados Árabes Unidos, unidos ao Japão, querem chegar à Lua em breve. Está previsto para novembro, por meio de um foguete Falcon 9 da SpaceX, o lançamento de uma dupla inusitada: um lander desenvolvido pela startup japonesa ispace, e um pequeno rover árabe. As janelas de lançamento são os dias 9 e 15 de novembro.

O rover árabe recebeu o nome de Rashid 1. O veículo robótico tem quatro rodas, pesa 10 quilos e, se pousar com sucesso, será o menor rover já enviado à Lua, com funcionamento previsto para durar apenas um único dia lunar — cerca de duas semanas terrestres.

Protótipo do rover Rashid 1 (Imagem: Reprodução/Mohammed bin Rashid Space Centre)

Entre seus instrumentos científicos, estão câmeras de alta resolução, sensor de imagens térmicas, sensor microscópico e um instrumento capaz de investigar o ambiente lunar eletricamente carregado. A missão prevê estudar as propriedades do solo lunar, bem como a geologia da Lua.

Já o lander japonês se chama Hakuto-R e marcará a primeira missão espacial da ispace, com o objetivo de demonstrar as capacidades de pouso lunar da empresa — que, por sinal, já trabalha em uma segunda missão prevista para 2024, e uma terceira em 2025.

A dupla demorará um pouco para chegar ao nosso satélite natural, já que foi escolhida uma rota mais longa, porém que economiza energia, em vez da rota direta, que exigiria maior gasto de recursos para ganhar tempo. Por isso, a viagem deverá demorar cerca de cinco meses — ou seja, a missão conjunta chegará à Lua em março de 2023.

Conceito artístico do lander Hakuto-R na superfície da Lua (Imagem: Reprodução/ispace)

O pouso deve acontecer na região de Lacus Somniorum, uma planície basáltica que fica na parte nordeste do lado próximo da Lua, conhecida por ser o maior lago de lava do satélite natural da Terra.

Vale lembrar que, apesar de o Rashid 1 ser o primeiro rover árabe lançado à Lua, o país já mira no desenvolvimento do Rashid 2, que pegará uma "carona" na missão chinesa Chang'e 7 em 2026.

Fonte: Tha National News

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.