Helicóptero Ingenuity voou com objeto misterioso preso em seu "pé"

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 03 de Outubro de 2022 às 12h40

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre NASA
ver mais

Enquanto voava na atmosfera de Marte pela 33º vez, o helicóptero Ingenuity registrou um objeto intrigante que não havia sido visto nas imagens do 32º voo. Um pequeno detrito de objeto estranho (“FOD”, na sigla em inglês) apareceu nas imagens capturadas pela câmera de navegação NAVcam, instalada na aeronave. Segundo a NASA, o objeto não afetou os resultados do voo mais recente do Ingenuity.

Oficiais do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), na NASA, descreveram que eles estão estudando o pedacinho de detrito que acabou preso no “pé” do Ingenuity durante o voo. “Tem algo no seu pé, #MarsHelicopter!”, escreveram no Twitter. A publicação trouxe também uma breve animação, mostrando que o detrito caiu.

Veja a animação abaixo, que mostra o objeto no canto superior direito:

A NASA descreve que o objeto foi observado nas primeiras imagens do voo, e seguiu presente até a metade delas; depois, ele caiu do “pé” do helicóptero e desceu à superfície de Marte. “Todos os dados de telemetria do voo e pós-voo são nominais, e não indicam danos ao veículo”, acrescentou. Agora, as equipes do rover Perseverance e do helicóptero estão investigando a origem do objeto.

O Ingenuity chegou ao Planeta Vermelho no ano passado, preso ao rover Perseverance. A pequena aeronave fez história com a realização de seu primeiro voo em abril daquele ano e, desde então, já chegou ao total de 33 voos realizados na atmosfera marciana. Juntos, eles somam cerca de uma hora de voo sobre a superfície do planeta.

Fonte: NASA