Helicóptero Ingenuity faz 32º voo em Marte e percorre mais de 90 metros

Por Danielle Cassita | Editado por Patricia Gnipper | 21 de Setembro de 2022 às 11h52

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre NASA
ver mais

O helicóptero Ingenuity realizou seu 32º voo na atmosfera de Marte no domingo (18). O voo mais recente foi anunciado em um tuíte do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, publicado nesta terça-feira (20) e, segundo o post, a pequena aeronave se deslocou por mais de 90 m.

No tuíte, os oficiais do JPL afirmaram que o voo durou 55,3 segundos, e que o Ingenuity percorreu 93 m à velocidade máxima de 4,7 m/s. A publicação trouxe também uma foto. “Você consegue encontrar as duas dicas do Ingenuity nesta imagem?”, perguntaram.

Confira:

Este foi o segundo voo do Ingenuity em setembro. O primeiro ocorreu no dia 6, e levou o helicóptero para mais perto do antigo delta de um rio no interior da cratera Jezero, o local em que a aeronave e o rover Perseverance estão explorando desde fevereiro de 2021. Os cientistas acreditam que um rio correu no delta há bilhões de anos, formando um lago e depositando sedimentos.

Como os membros da missão afirmaram que se aproximar do delta é a maior prioridade no momento, é provável que o voo de domingo tenha sido mais um passo para este objetivo. Enquanto isso, o rover Perseverance segue estudando o delta e já coletou amostras do local, que devem ser enviadas à Terra no início da próxima década.

Inicialmente, o helicóptero Ingenuity embarcou em uma missão de demonstração em Marte, desenhada para mostrar que era possível realizar voos controlados aeronaves na atmosfera do planeta. O Ingenuity cumpriu a tarefa com grande sucesso e, agora, opera em sua missão estendida, acompanhando o rover Perseverance.