Helicóptero Ingenuity completa 33º voo em Marte e segue para novo local

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 30 de Setembro de 2022 às 10h19

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre NASA
ver mais

O helicóptero Ingenuity voou pela 33º vez na atmosfera de Marte. A novidade foi anunciada em um tuíte dos oficiais do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) publicado nesta semana, descrevendo que a pequena aeronave se manteve no ar por pouco mais de 55 segundos durante o voo.

Segundo a publicação, o helicóptero de 1,8 kg alcançou 10 m de altitude e se deslocou por 111,2 m ao longo dos 55,2 segundos que se sustentou na atmosfera marciana durante o voo. O tuíte trouxe também uma foto. “Se você olhar a imagem com atenção, verá uma perna do Ingenuity e uma pequena sombra”, escreveram.

Veja a imageme tente encontrar a sombra e a "perna" mencionadas:

Durante o 32º voo, realizado no dia 18 de setembro, o Ingenuity percorreu mais de 90 m. Em uma publicação, a NASA descreve que o objetivo deste novo voo era levar a aeronave na direção oeste, para que descesse ao solo em uma nova posição.

O que o Ingenuity faz em Marte?

O Ingenuity é uma demonstração de tecnologia projetada para testar os primeiros voos controlados na atmosfera de outro mundo. Ele viajou a Marte “de carona” com o rover Perseverance e pousou no Planeta Vermelho no ano passado, com o objetivo inicial de realizar uma série de voos de teste durante uma janela de 30 dias.

Após concluir a etapa de demonstração, a missão do helicóptero foi estendida. Assim, ele vem operando como um "parceiro" do rover Perseverance, ajudando o veículo a explorar a cratera Jezero e identificando possíveis formações no solo marciano, que podem ser perigosas para o deslocamento dele.