Cosmonautas retornam para a Terra após mais de 190 dias no espaço

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 29 de Setembro de 2022 às 13h49

clique para compartilhar

Link copiado!

Os cosmonautas Oleg Artemyev, Denis Matveev, e Sergey Korsakov retornaram para a Terra nesta quinta-feira (29) após passarem mais de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS). Eles viajaram a bordo de uma nave Soyuz MS-21, que pousou no Cazaquistão às 07h57 (horário de Brasília) e marcou o fim do primeiro voo espacial totalmente tripulado por astronautas da Rússia em mais de duas décadas.

Já havia equipes russas de prontidão no local, aguardando o pouso para ajudar os astronautas a sair da cápsula após passar 195 dias na microgravidade, a bordo da estação. "Excelentes, estamos excelentes", disse Artemyev, descrevendo sua situação e de seus colegas. Agora, eles vão seguir à cidade de Karaganda para se recuperarem, antes de retornar à Rússia.

A estadia de Artemyev, Matveev e Korsakov foi marcada por diferentes spacewalks, conduzidos para configurar um novo braço robótico no segmento russo da estação — um deles, inclusive, precisou ser interrompido em função de uma falha no traje espacial de um dos cosmonautas.

Este foi o terceiro voo de Artemyev à ISS, que chega ao total de 561 dias em órbita e cinco caminhadas espaciais conduzidas nesta missão, enquanto Matveev e Korsakov estiveram em seus primeiros voos espaciais, e ambos somam 195 dias no espaço. Eles deixaram a ISS às 04h34 durante a quinta (29), e o retorno marca o início formal da Expedição 68.

Artemyev comandou a Expedição 67 e, antes de retornar, transferiu a posição para a italiana Samantha Cristoforetti, que se torna assim a primeira mulher europeia a comandar a estação. “É uma honra e um privilégio representar a Europa na Estação Espacial — e, claro, enquanto uma astronauta italiana, é especialmente uma honra representar a Itália”, disse ela.

Com o retorno do trio, o laboratório orbital conta agora com Cristoforetti, junto dos astronautas da NASA Bob Hines, Kjell Lindgren, Frank Rubio e Jessica Watkins. Eles estão junto dos cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin. Em breve, a missão Crew-5 deverá ser lançada, levando mais quatro astronautas para a tripulação. Devido ao furacão Ian, o lançamento da missão foi adiado para o dia 5 de outubro.

Fonte: NASA