Astronautas da NASA instalam estrutura para novos painéis solares da ISS

Por Danielle Cassita | Editado por Patricia Gnipper | 16 de Novembro de 2022 às 16h14

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre NASA
ver mais

Os astronautas Josh Cassada e Frank Rubio realizaram uma caminhada espacial nesta terça-feira (15) para atualizar o sistema de energia solar da Estação Espacial Internacional (ISS). Durante as sete horas de atividade extraveicular, a dupla preparou o lado externo do laboratório orbital para receber mais dois novos painéis solares ISS Roll Out Solar Arrays (iROSA).

Eles iniciaram o spacewalk às 11h14, no horário de Brasília. Enquanto se preparavam para sair da câmara de descompressão Quest, Cassada identificou um problema no display da unidade de controle de seu traje espacial. Após solucionar o ocorrido e saírem, os astronautas se separaram para trabalhar em diferentes tarefas.

Rubio seguiu para preparar cabos para o novo iROSA, que deve ser instalado ainda neste mês. Enquanto isso, Cassada iniciou os preparativos para a instalação de um kit de modificação, que vai receber outro conjunto de painéis solares. “Me disseram que eu faria um spacewalk com o Frank, mas não o vi hoje”, brincou Cassada.

Após concluir suas tarefas, Rubio se juntou a Cassada para ajudá-lo na instalação de uma estrutura necessária para o canal de energia 1A, do novo painel solar iROSA. Eles instalaram o hardware enviado pela nave cargueira Cygnus NG-18, apelidada S.S. Sally Ride. Além da estrutura, o kit de modificação contava com componentes que Cassada e Rubio montaram, formando uma espécie de suporte para o novo painel solar.

Eles conseguiram erguer a moldura, mas não conseguiram posicioná-la corretamente devido ao atraso para o início da caminhada espacial — mesmo assim, eles conseguiram preparar três componentes do hardware de montagem dos painéis, restando apenas um. As demais tarefas devem ser concluídas em um futuro spacewalk.

Cassada e Rubio finalizaram a caminhada espacial às 17h25, no horário de Brasília, totalizando sete horas e 11 minutos no lado externo do complexo orbital. Esta foi a primeira caminhada espacial de ambos, sendo também a nona realizada somente neste ano e a 254º para a montagem e manutenção da Estação Espacial Internacional.

Fonte: NASA