Artemis I: NASA adia lançamento para novembro após passagem de furacão

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 03 de Outubro de 2022 às 10h22

clique para compartilhar

Link copiado!

Tudo sobre NASA
ver mais

A missão Artemis I só deve ser lançada à Lua em algum dia entre 12 e 27 de novembro. Uma data específica para o lançamento ainda será anunciada. O novo intervalo de datas foi anunciado em um comunicado publicado pela NASA na sexta-feira (30), e vem após um adiamento causado pela passagem do furacão Ian pela Flórida.

Antes, o lançamento estava programado para acontecer no início de outubro. Entretanto, com a aproximação do furacão, a NASA decidiu levar de volta o foguete Space Launch System, junto da cápsula Orion, ao prédio Vehicle Assembly Building (VAB) para protegê-los. No comunicado, a NASA ressalta que não houve danos ao hardware de voo da missão.

O Ian chegou à Flórida como um furacão de categoria 4, mas enfraqueceu a ponto de se tornar uma tempestade tropical enquanto passava pelo Kennedy Space Center, no fim da última semana. Com o adiamento, os engenheiros vão analisar o foguete e a cápsula, enquanto se preparam para inspeções adicionais e organizam a próxima tentativa de lançar a missão.

"Ao longo dos próximos dias, os gerentes [da missão] vão avaliar o escopo do trabalho que deve ser feito no VAB e vão identificar uma data específica para a próxima tentativa de lançamento”, acrescentou a agência espacial. Parte do trabalho realizado no VAB envolve o sistema de terminação de voo da missão, desenhado para destruir o foguete caso ele se desvie de seu curso.

Quando for lançada, a Artemis I levará a cápsula Orion, sem tripulação, com destino à órbita lunar, para retornar à Terra após algumas semanas. A primeira tentativa de lançamento foi suspensa devido a alguns problemas no motor do foguete, e a outra acabou adiada em função de vazamentos observados enquanto os engenheiros o abasteciam com hidrogênio líquido.

Fonte: NASA