6 séries e filmes de canibais que são casos reais

Por Diandra Guedes | Editado por Jones Oliveira | 29 de Novembro de 2022 às 19h00

clique para compartilhar

Link copiado!

Os filmes e séries sobre canibais chamam atenção do público por despertarem um sentimento misto de curiosidade e repulsa. No geral, são produções um tanto quanto sanguinolentas que explicitam o ato de comer carne humana. O lançamento da série Dahmer: Um Canibal Americano, de Ryan Murphy, na Netflix foi um sucesso e responsável por fazer com que mais pessoas buscassem produções sobre o tema.

Pensando nisso, o Canaltech listou seis séries e filmes sobre canibais que são inspirados em histórias reais. Confira abaixo e prepare a sua maratona. Mas lembre-se: as produções trazem temas sensíveis, como violência extrema.

6. Vivos

Lançado em 1993, este longa conta a história de um time uruguaio de rugbi que decide fazer uma viagem para sobrevoar os Andes. Tudo ia bem, mas em meio à viagem um acidente acontece e o avião cai na neve, deixando apenas 25 sobreviventes.

A partir de então, se inicia uma procura pela aviação, mas, devido ao mau tempo, a equipe de busca não consegue localizar ninguém e acaba desistindo. Isso faz com que os sobreviventes fiquem à própria sorte e, após várias semanas sem comida, tenham que encarar um dilema: morrer de fome ou se alimentar dos humanos já falecidos?

Vivos foi dirigido por Frank Marshall e está disponível na Netflix e no Globoplay.

5. Mortos de Fome

Outro filme canibal inspirado em uma história real de resgate é Mortos de Fome. Lançado em 1999, o longa conta a história de um oficial do século XIX que relata aos seus superiores que um grupo de soldados teve que se abrigar em uma caverna e passaram a se alimentar uns dos outros para conseguirem sobreviver.

Assustado, agora o capitão John Boyd e seus subordinados terão que embarcar em uma missão de resgate para ver quem ainda está vivo.

Chamado de Ravenous em inglês, o filme foi dirigido por Antonia Bird e tem roteiro de Ted Griffin. O elenco conta com Guy Pearce, Robert Carlyle, Jeremy Davies e David Arquette e está disponível na Vizer TV.

4. Quadrilha de Sádicos

Neste filme com roteiro e direção de Wes Craven (saga Pânico), conhecemos uma família que decide fazer uma viagem de carro até a Califórnia. Acontece que, no meio do caminho, o patriarca, Big Bob, faz um breve desvio, o que os leva até uma área isolada de testes da Força Aérea dos Estados Unidos.

O lugar é habitado por um grupo de canibais primitivos liderados pelo capitão Júpiter, e agora toda família terá que lutar pela sua sobrevivência.

Gravado no deserto de Mojave, na Califórnia, o filme foi inspirado em uma história lida por Craven durante uma pesquisa na Biblioteca Pública de Nova Iorque. Lá ele encontrou relatos sobre o caso Sawney Beave, um homem escocês que ficou aprisionado, junto com sua família, em uma região montanhosa do país, e teve que conviver com um grupo de 16 pessoas canibais que atacavam e devoravam as expedições que passavam pelo local.

Apesar de não estar disponível no streaming, tanto o primeiro filme de 1997, quanto o segundo, Quadrilha de Sádicos 2, de 1984, podem ser encontrados completos no YouTube.

3. Conversando com um Serial Killer: O Canibal de Milwaukee

Saindo dos filmes para as séries, Conversando com Um Serial Killer é uma minissérie da Netflix que aborda a vida de vários assassinos em séries que existiram, no caso do Canibal de Milwaukee, ela retrata as atrocidades cometidas por Jeffrey Dahmer.

Diferente da série que foi lançada em 2022 e ficou famosa, esta produção tem um caráter mais documental e mostra entrevistas inéditas com a advogada de defesa do criminoso e com os detetives envolvidos no caso. Além disso, a série tenta destrinchar as motivações que levaram Dahmer a cometer tais crimes e a negligência da polícia em prendê-lo.

Conversando com um Serial Killer: O Canibal de Milwaukee está disponível na Netflix.

2. My Friend Dahmer

Já que falamos em Jeffrey Dahmer, vale a pena comentar que o assassino e canibal se tornou um dos mais conhecidos dos Estados Unidos e, por isso, ganhou muitas produções sobre sua vida e seus crimes. Uma dessas é o longa My Friend Dahmer, que em português recebeu o nome de O Despertar de um Assassino.

A produção foi roterizada e dirigida por Marc Meyers e mostra Dahmer na adolescência, lidando com dilemas familiares e com a pressão no ensino médio antes de começar a série de matanças que cometeria nos anos seguintes.

Vale lembrar que My Friend Dahmer é baseado na história em quadrinho homônima de Derf Backderf e está disponível no Prime Video.

1. Dahmer: Um Canibal Americano

Não dá para falar em produções audiovisuais sobre a vida de Jeffrey Dahmer sem citar a série de sucesso da Netflix criada por Ryan Murphy e Ian Brennan. Lançada em 2022, Dahmer: Um Canibal Americano tem dez episódios e acompanha a vida do serial killer desde a sua juventude até a vida adulta.

Nascido em Milwaukee, Dahmer matou aproximadamente 17 homens e meninos negros e homossexuais. Além de matá-los, o criminoso os torturava e congelava suas carnes para que pudesse comê-las depois. Mesmo tendo sido denunciado várias vezes por sua vizinha Glenda Cleveland, Dahmer demorou a ser preso.

Uma razão para isso pode ser o fato de que o serial killer era um homem loiro e branco, ao contrário de suas vítimas que eram negras, o que reflete o racismo da polícia estadunidense.

Quando finalmente foi preso, Dahmer foi condenado à prisão perpétua, mas morreu na cadeia quando um outro detento o atingiu com uma barra de ferro.

Dahmer: Um Canibal Americano pode ser assistida completa na Netflix.