História do Xbox é contada em documentário com quatro horas de duração

Por Felipe Demartini | Editado por Jones Oliveira | 14 de Dezembro de 2021 às 14h20

clique para compartilhar

Link copiado!

Xbox Series X
ver mais

Os 20 anos do Xbox são comemorados em grande estilo com um documentário de quatro horas de duração que foi revelado nesta semana pela Microsoft. Dividida em seis partes, a produção conta toda a história da plataforma, desde seus primeiros anos e o início da disputa no mercado de consoles de videogame, passando pelos problemas de hardware e, claro, os sucessos e o foco em serviços que é a grande marca da fabricante nos dias de hoje.

Halo, anteriormente desenvolvido pela Bungie e hoje nas mãos da 343 Industries, é um dos destaques, não apenas como um grande exclusivo de Xbox, mas também como um game que ajudou a evoluir o mercado de shooters em primeira pessoa. Power On: The Story of Xbox também aborda outros pontos que mudaram a história da empresa, como o lançamento do Game Pass, o compromisso de lançar jogos exclusivos também no PC e outros.

As polêmicas também não são esquecidas, com destaque par uma rara ocasião em que a Microsoft fala diretamente sobre o problema das luzes vermelhas da morte que assombrou os jogadores de Xbox 360. Forza Horizon também é citado no sentido oposto, como divisor de águas para a marca, enquanto aspectos de hardware e software, bem como o desenvolvimento dos próprios games para as plataformas, são abordados a fundo.

Entre histórias de bastidores e a resistência inicial da Microsoft e seu fundador, Bill Gates, sobre a fabricação de hardware, a história do Xbox também acompanha uma transformação da própria empresa, bem como uma tentativa de abandonar o aspecto “caxias” que a companhia sempre possuiu. Ao longo dos seis capítulos, percebemos que pelo menos uma dessas iniciativas teve sucesso.

Power On: The Story of Xbox está disponível gratuitamente e na íntegra no canal oficial de Xbox no YouTube. O documentário tem legendas em português que podem ser ativadas diretamente pela plataforma.