Ubisoft

Ubisoft

  • Fundação

    França, em 28 de Março de 1986

  • Sede

    28 Rue Armand Carrel, Montreuil-sous-Bois

A Ubisoft Entertainment é uma das maiores empresas de games do mundo, fundada em março de 1986, na França. A companhia foi criada pelos cinco irmãos Guillemot e hoje tem mais de 40 estúdios espalhados pelo planeta e mais de 21 mil funcionários.

Seu início foi bem mais modesto. Nos primeiros anos, quando ainda se chamava Ubi Soft, produziu alguns jogos de autoria própria, como Zombi e Asphalt, mas boa parte de seus negócios envolvia distribuir na França títulos de empresas de outros países, como “Commando” e “Ikari Warriors”.

Posteriormente, nos anos 1990, a Ubi obteve acordos para distribuição de jogos de grandes empresas do setor, com destaque para a Electronic Arts. Também foram seladas parcerias com companhias como MicroProse e Sierra Entertainment.

Em 1993, a Ubisoft já havia se tornado a maior empresa de games da França e estava pronta para começar a se expandir. Em 1994, aumentou sua força de trabalho e criou um estúdio em Montreuil-sous-Bois, com o objetivo de estabelecer-se na quinta geração de consoles, da qual fez parte o primeiro PlayStation. O primeiro grande título desse novo esforço foi Rayman, lançado em 1995.

Com o passar dos anos, a empresa se firmou como uma das grandes companhias do mercado de videogames no mundo inteiro. A empresa produziu alguns dos jogos favoritos do público, como Assassin’s Creed, uma das franquias de maior sucesso comercial na história, além de marcas consagradas como Prince of Persia, Far Cry, Just Dance, além dos games da série Tom Clancy’s.

Desde 2009, a empresa também vende diretamente seus jogos ao público por meio de sua plataforma própria. O serviço, originalmente lançado com o nome de Uplay, passou a ser chamado de Ubisoft Connect em 2020.

Em 2011, a empresa decidiu apostar em formas de levar suas franquias para outras mídias e fundou a Ubisoft Film & Television, que ficou encarregada dos filmes, séries e animações baseadas nas propriedades intelectuais da companhia.

A Ubisoft chegou ao Brasil em 1999, quando abriu um centro de distribuição de jogos em São Paulo. Foi somente em 2008, no entanto, que a companhia inaugurou um escritório para a produção de jogos em solo brasileiro.

Últimas sobre Ubisoft