Uber

Uber

  • Fundação

    Califórnia, Estados Unidos, em Junho de 2010

A história da Uber teve início em 2009 quando seus fundadores, Garrett Camp e Travis Kalanick, tiveram dificuldade para encontrar um táxi. Percebendo a demanda por transporte, os executivos resolveram criar uma plataforma que permitisse solicitar carros premium. Com isso, a Uber Technologies Inc. foi fundada em junho de 2010, na cidade de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, para oferecer o aplicativo de mobilidade, com foco inicial no serviço com carros de luxo.

Após receber investimentos de grandes empresas, a Uber passou a expandir sua área de atuação e, também, o seu portfólio de serviços. Hoje, além de conectar motoristas e usuários do aplicativo, disponível para Android e iOS, a empresa também oferece serviços de entrega de alimentos e objetos, transporte de carga e conta com laboratórios para o desenvolvimento de tecnologias para carros autônomos.

O leque de categorias também foi ampliado no app da Uber. No quesito mobilidade, a empresa continua a oferecer uma opção premium (Uber Black), seja para pessoas físicas ou para empresas, que podem gerenciar viagens para os seus funcionários. Entretanto, também é possível escolher categorias mais econômicas, como o UberX, por exemplo.

Atualmente, a companhia está presente em mais de 10 mil cidades do globo. De acordo com informações de 2020, a plataforma conta com cerca 122 milhões de usuários, aproximadamente 5 milhões de motoristas/entregadores parceiros, e realiza cerca de 20 milhões de viagens/entregas por dia, no mundo todo.

A Uber chegou ao Brasil em 2014, com atuação inicial no Rio de Janeiro. A segunda cidade a receber o aplicativo foi São Paulo, seguida por Belo Horizonte. Segundo dados recentes, mais de 500 cidades brasileiras contam com os serviços da empresa, realizados por cerca de 1 milhão de motoristas e entregadores parceiros. 

Últimas sobre Uber