Twitter

Twitter

"What's happening?"
  • Fundação

    Estados Unidos

O Twitter é uma das redes sociais mais importantes do mundo. Ela foi criada em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone, nos Estados Unidos, enquanto trabalhavam para uma empresa chamada Odeo. 

Com o sucesso, o Twitter virou uma empresa à parte em 2007, oferecendo inicialmente um espaço para publicação de pequenos textos, de no máximo 140 caracteres. A restrição emulava os limites para envios de mensagens de SMS da época. Em 2017, após mais de 10 anos do lançamento, o limite foi aumentado para 280.

O Twitter, com o tempo, ganhou corpo e mais funções. Passou a ter espaço para publicar fotos, transmitir vídeos ao vivo e, mais recentemente, até enviar áudio. A rede social é um canal para que pessoas obtenham informações sobre as últimas notícias e possam expressar suas opiniões sobre assuntos diversos e eventos em tempo real.

A plataforma também conta com os Trending Topics, que são um espaço que permite que o usuário descubra quais são os temas mais comentados do dia. A área se tornou tão importante que passou a ser usada como um termômetro político.

Atualmente, o microblog está disponível em cerca de 49 idiomas e contava, em abril de 2022, com 229 milhões de usuários ativos diários em todo o mundo. Para dar conta da demanda, a companhia conta com 38 escritórios espalhados por 23 países. 

Em 2022, a empresa foi adquirida pelo bilionário Elon Musk, que passou a ditar novas regras e realizou novas apostas, como o serviço por assinatura Twitter Blue, que incluiu, entre outros benefícios, a polêmica capacidade de adicionar um selo de verificação a todos os pagantes.

No Brasil, o Twitter ganhou popularidade a partir de 2008, mas só recebeu versão em português um ano depois. Em 2012, a companhia inaugurou seu primeiro escritório físico em terras brasileiras, no Rio de Janeiro, mas hoje mantém apenas sua sede na cidade de São Paulo.

Últimas sobre Twitter