TIM

TIM

"Imagine as possibilidades"
  • Fundação

    Brasil, em Maio de 1998

  • Sede

    Avenida João Cabral de Mello Neto, 850. Torre Sul. Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

A TIM, ou Telecom Italia Mobile, foi fundada em 1995, a partir da divisão das operações de telefonia móvel e fixa da Telecom Italia. A companhia abriu o mercado internacional em 1998, quando desembarcou no Brasil. Em território nacional, a trajetória da TIM começa a partir da cisão da Telecomunicações Brasileiras S.A, a Telebrás. 

Sob uma nova organização societária e, primeiramente, com a razão social de Tele Celular Sul Participações S.A, apenas em 2004 recebeu a denominação de TIM Participações S.A — incorporada mais tarde pela TIM S.A.  

Atualmente, a empresa de telecomunicações é uma das líderes do setor e uma das primeiras a ativar redes 5G no país. Entre os planos e serviços oferecidos pela companhia constam: telefonia fixa e móvel, internet e suporte para aplicações de Internet das Coisas (IoT), além de soluções de segurança digital para pessoas físicas e jurídicas. 

Segundo o ranking 2022 da Anatel, que revela as operadoras com as maiores quantidades de assinantes dos serviços de telecomunicações no Brasil, a TIM ocupa o terceiro lugar no quesito telefonia móvel e é responsável por mais de 68 milhões de acessos no país. Já na telefonia fixa, a operadora ocupa o quinto lugar e registra mais de 750 mil acessos. Por fim, na categoria banda larga fixa, a empresa está em sétimo lugar, com cerca de 700 mil acessos. 

Últimas sobre TIM