GIMP

GIMP

  • Fundação

    Berkeley, California, U.S.A., em 01 de Novembro de 1995

  • Sede

    Berkeley, California, U.S.A.

O GIMP é um software de manipulação e edição de imagens, criado originalmente em 1995, como um projeto pessoal de Spencer Kimball e Peter Mattis, em uma proposta de ferramenta alternativa ao Adobe Photoshop. 

Com o software é possível editar imagens, fazer colagem de fotos e, também, usar as ferramentas disponíveis para ajustes mais complexos. Por meio de recursos avançados é permitido, por exemplo, retirar detalhes e itens da imagem. Para salvar o trabalho feito há suporte a diferentes tipos de arquivo, como JPEG ( JFIF ), GIF , PNG , TIFF, entre outros.   

Atualmente, o programa é distribuído gratuitamente sob a licença GNU General Public License (sendo este o motivo da sigla GIMP, de GNU Image Manipulation Program) e é atualizado e mantido pela The GIMP Team — time de desenvolvedores voluntários. Além disso, contando com um amplo grupo de colaboradores, o software está disponível em 80 idiomas.

Considerado por muitos um dos primeiros projetos de código aberto direcionados a usuários finais, o GIMP pavimentou o caminho para outros projetos semelhantes, como o GNOME, KDE e Mozilla. 

Vale destacar que o GIMP pode ser usado no desktop. Sendo assim, o programa está disponível para as plataformas GNU/Linux, macOS (10.6 e posteriores) e Windows. Até então, não há uma versão do editor de imagens para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.

Últimas sobre GIMP