SpaceX

SpaceX

  • Fundação

    Estados Unidos, em 06 de Maio de 2002

  • Sede

    Hawthorne, California, EUA

A Space Exploration Technologies Corporation, ou simplesmente SpaceX, é uma empresa do segmento aeroespacial fundada em 2002, nos Estados Unidos, por Elon Musk. Hoje, a companhia privada se destaca mundialmente no serviço de transporte espacial. 

Nascida com a missão de revolucionar a tecnologia espacial, a companhia projeta, fabrica e lança foguetes que entregam cargas na órbita terrestre. Apesar disso, o foco principal da SpaceX é permitir que as pessoas possam habitar e ter acesso a outros planetas. Isto é, tornar a vida multiplanetária. 

Para alcançar esse objetivo, a empresa tem trabalhado para que o turismo espacial seja uma realidade, investindo na construção de foguetes reutilizáveis, como a família Falcon e a cápsula Dragon. 

O destaque internacional veio após alguns marcos para a companhia que, atualmente, registra mais de 180 lançamentos. A empresa é responsável pelo primeiro foguete de combustível líquido a chegar à órbita da Terra, com financiamento privado. Em adição, também é a primeira empresa privada a transportar mantimentos para a Estação Espacial Internacional e a primeira a conseguir fazer a reutilização de um foguete orbital.

Entre outros projetos, a SpaceX também está envolvida em missões militares. Em 2022 a companhia foi contratada pela Força Espacial dos EUA, juntamente com a United Launch Alliance, para lançar satélites nos próximos dois anos. Outro exemplo é o lançamento de satélites de sensoriamento remoto por radar (SRR) para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Últimas sobre SpaceX