Snapchat

Snapchat

"Life's more fun when you live in the moment"
  • Fundação

    Estados Unidos

  • Sede

    Los Angeles, Califórnia, EUA

O Snapchat é uma rede social lançada em 2011 por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, desenvolvida e gerenciada pela Snap Inc. O app é notório por introduzir o conceito de publicações efêmeras conhecidas stories, que foram amplamente copiadas por várias outras plataformas sociais.

O app não foi lançado com o nome pelo qual é conhecido atualmente. Quando chegou à App Store, em julho de 2011, o serviço se chamava Picaboo. O título foi alterado apenas dois meses depois, quando passou a ser chamado de Snapchat.

A rede social se popularizou rapidamente em seus primeiros anos, mas passou por grandes dificuldades quando seu conceito principal foi copiado pelos concorrentes, em especial pelos apps da Meta, incluindo Instagram, Facebook e WhatsApp. Além disso, em 2018, a plataforma passou por um redesign que gerou grande insatisfação e fez com que sua base de usuários diminuísse pela primeira vez desde o lançamento.

A plataforma permite que os usuários interajam por mensagens, fotos e vídeos que desaparecem após algum tempo. Além disso, o Snapchat conta com recursos como filtros animados, adesivos para selfies e geolocalização.

O aplicativo é bastante conhecido por ter um público jovem, o que gerou, ao longo de sua trajetória, muitas preocupações em relação à sua política de privacidade. Ao longo dos anos, pais mostraram preocupação com a questão de “sexting” na plataforma, facilitado com o caráter temporário das mensagens, além do uso de GPS, que poderia expor a localização de um jovem.

Apesar disso, o app oferece algumas soluções para que o usuário garanta sua privacidade. Com o recurso Melhores Amigos, é possível selecionar um grupo de pessoas mais próximas para receber suas atualizações. Além disso, com o Modo Fantasma, é possível ocultar totalmente sua localização dos outros na plataforma.

Últimas sobre Snapchat