Slack

Slack

  • Fundação

    São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, em 01 de Janeiro de 2009

  • Sede

    155, 5th Street, São Francisco, Califórnia

A Slack Technologies é uma empresa fundada em 2009 por Stewart Butterfield. Ela é conhecida pela sua plataforma de comunicação corporativa usada por empresas de diversos tamanhos do mundo inteiro. 

Em 2020, a gigante de software Salesforce anunciou a aquisição da Slack Technologies, em um negócio que movimentou mais de US$ 27 bilhões. O negócio foi concluído em julho de 2021.

Originalmente, a empresa se chamava Tiny Speck, e seu foco estava no mercado de games. A empresa lançou, em 2011, o MMORPG Glitch, que foi um fracasso comercial e foi desativado em 2012.

O insucesso, no entanto, abriu espaço para uma nova direção para a empresa, que percebeu que seu comunicador interno, de codinome Linefeed, poderia se transformar em um produto. Em 2013, foi lançado o Slack; no ano seguinte, a companhia foi renomeada para Slack Technologies.

Como ferramenta, o Slack é um software baseado no protocolo IRC pelo qual colaboradores de uma empresa podem se comunicar e enviar mensagens para organizar o fluxo de trabalho. Usuários podem criar grupos distintos definidos por temas e delimitar quais equipes têm acesso a determinados espaços.

O Slack também facilita a comunicação com plataformas externas por meio de aplicativos. É possível conectá-lo a serviços como o Google Drive, Zoom e muitos outros para aumentar a produtividade da equipe e simplificar a colaboração. Também há vários bots que podem ser adicionados para oferecer diferentes funcionalidades.

Sua sede é localizada na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, com escritórios espalhados no Reino Unido, Canadá, Índia, Austrália e Japão. A atuação da companhia já alcança mais de 150 países ao redor do mundo.

Mesmo com competição forte, o Slack faz sucesso entre as grandes empresas. Em 2022, a empresa apontava que 61 das 100 maiores empresas dos Estados Unidos, segundo a Fortune, utilizam o serviço.

Últimas sobre Slack