Skype

Skype

  • Fundação

    Luxemburgo, em 2003

  • Sede

    1 Microsoft Way, Redmond, WA 98052, US

Fundada em 2003 por Janus Friis e Niklas Zennstrom, em Luxemburgo, a Skype Technologies nasceu para oferecer soluções de comunicação pela internet. Sendo assim, por meio da tecnologia de Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP), o software Skype permite que colegas de trabalho, amigos e familiares façam chamadas de voz e chamadas de vídeo, em tempo real, gratuitamente. Além disso, também é possível trocar mensagens pelo chat e compartilhar arquivos.

O sucesso veio rápido para o software de comunicação. Em 2005, o número de usuários cadastrados já alcançava a marca dos 50 milhões, fato que atraiu a atenção de compradores. No mesmo ano, o Skype foi vendido para o eBay e, em maio de 2011, foi adquirido pela Microsoft por US $8.5 bilhões, ganhando integração ao Xbox, Windows e outras tecnologias da empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. 

Atualmente, o Skype também oferece ferramentas de comunicação extras e pagas. Com um plano pré-pago ou uma assinatura, é possível usar a plataforma para conversar, inclusive, com quem mora longe e não está no app. Ao comprar créditos Skype, por exemplo, o usuário pode fazer chamadas locais e internacionais para telefones fixos e celulares, além de enviar mensagens SMS.  

Últimas sobre Skype