Shazam

Shazam

  • Fundação

    Londres, Reino Unido, em 01 de Janeiro de 1999

  • Sede

    Londres, Reino Unido

A Shazam Entertainment Limited foi fundada em 1999 por Chris Barton, Philip Inghelbrecht, Avery Wang e Dhiraj Mukherjee, no Reino Unido. A companhia é responsável pelo Shazam, que é um app para identificar músicas que estão tocando próximas ao usuário, a partir de um pequeno trecho de áudio, captado pelo microfone de tablets e smartphones.

Além de descobrir o nome da canção em poucos segundos, a plataforma também permite localizar anúncios e programas de TV, para saber mais sobre o que está sendo assistido.

Pioneiro entre os apps para descobrir o nome da música, o Shazam funciona de maneira simples. O usuário clica no botão principal da ferramenta para que seja capturado o áudio do local. A partir disso, é criada uma impressão de áudio que, em segundos, é confrontada com milhões de conteúdos do banco de dados, incluindo músicas e programas de televisão. 

Com a identificação, são fornecidas algumas informações sobre a faixa: o título, o nome do cantor, uma breve biografia do artista e, até mesmo, vídeos e letras de música. O app ainda direciona o usuário aos parceiros para ouvir a música ou comprar a canção. Além disso, a plataforma também permite compartilhar as descobertas no Instagram, Twitter e em outras redes sociais.

De acordo com a companhia, a missão do Shazam é ajudar as pessoas a reconhecer e a se envolver com o mundo à sua volta. Em dezembro de 2017, a Apple anunciou a compra da companhia, que conta com escritórios no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Austrália. Em 2022, o aplicativo alcançou a marca de 1 bilhão de “shazams”, reunindo pessoas do mundo todo para descobrir qual música está tocando. 

Últimas sobre Shazam