Opera

Opera

  • Fundação

    Noruega, em 10 de Abril de 1995

  • Sede

    Vitaminveien 4, Oslo, Noruega

A Opera Software é uma empresa conhecida pelo navegador que carrega seu nome, fundada por Jon Stephenson von Tetzchner e Geir Ivarsøy em 1995, na Noruega. O browser se consolidou como uma das principais alternativas no mercado.

A companhia nasce enquanto Tetzchner e Ivarsøy trabalhavam na estatal de telefonia norueguesa Telenor. Em 1994, eles começaram a desenvolver o navegador de internet MultiTorg Opera e deixaram seus empregos para fundar sua própria empresa.

Apenas em 1996 a empresa lançaria publicamente seu navegador, já chamado apenas de Opera. O browser chegou ao mercado com uma licença shareware, distribuído por disquetes. Os usuários podiam testar o produto, mas após um tempo deveriam pagar para continuar usando. Posteriormente, o software se tornou gratuito.

Nos primeiros anos, o navegador se destacou da concorrência por alguns recursos que não eram comuns na época. O Speed Dial, que agiliza o acesso a páginas mais visitadas, era um diferencial. O Opera também ajudou a popularizar a navegação com abas no início dos anos 2000.

A empresa também se destacou pela aposta em diferentes dispositivos, mesmo em uma época em que os PCs eram dominantes. A primeira versão móvel do navegador começou a ser desenvolvida ainda em 1998, muito antes da popularização dos smartphones.

Em 2013, a empresa tomou uma decisão que mudou o rumo do desenvolvimento do navegador Opera. Naquele ano, a companhia lançou a primeira versão do Opera baseado no Chromium, o browser de código aberto no qual também se baseia o Google Chrome e tantos outros. 

Em 2016, a empresa se dividiu em duas. A marca Opera Software foi vendida a um grupo chinês, juntamente do navegador. O restante da companhia e seus negócios de publicidade continuam, agora com um novo nome: Otello Corporation.

Atualmente, além de seu navegador principal, a empresa desenvolve outros softwares e serviços para públicos específicos. A companhia é responsável pelo ambiente de desenvolvimento de jogos GameMaker, pela plataforma de streaming Loomi, além dos apps Apex Football e Opera News, além do Opera VPN Pro.

A Opera destaca que tem 350 milhões de usuários ativos ao redor do mundo. A empresa tem escritórios espalhados pela Europa, Ásia e África.

Últimas sobre Opera