Nvidia

Nvidia

  • Fundação

    California, Estados Unidos, em 20 de Abril de 1993

  • Sede

    California, Estados Unidos

A Nvidia Corporation é uma empresa especializada no desenvolvimento de componentes eletrônicos fundada em 1993 or Jensen Huang, Chris Malachowsky e Curtis Priem sediada em Santa Clara, nos Estados Unidos.

A empresa é mais conhecida pelo público comum pelo seu investimento no mercado de hardware para PCs. A marca de placas de vídeo GeForce, que abrange desde GPUs (unidades de processamento gráfico) básicas e populares até modelos topos de linha para gamers e profissionais exigentes, se tornou um nome amplamente reconhecível no mercado. 

Por não ter fábricas próprias, a companhia licencia seu design para outras fabricantes, que lançam GPUs com liberdade para algumas modificações. No entanto, a Nvidia ainda lança as unidades Founders Edition, que são os modelos de referência que carregam a marca da empresa.

No entanto, os negócios da empresa vão muito além das placas de vídeo. A companhia produz chips para computação móvel. É o caso dos system-on-chips (SoCs) da família Tegra, presentes em dispositivos como o Nintendo Switch e o Nvidia Shield.

A Nvidia é uma das líderes no mercado de inteligência artificial e tem presença forte nos mercados de computação de alto desempenho. A empresa fornece componentes para alguns dos supercomputadores mais poderosos do mundo, utilizados para pesquisas científicas e militares avançadas.

Além disso, a Nvidia também é um dos nomes importantes na área de tecnologia para automóveis. Uma das grandes apostas da empresa para o setor é a dos veículos autônomos.

A companhia esteve envolvida no que poderia ter sido uma das maiores fusões da história do mercado de tecnologia e o maior do setor de chips e semicondutores. Em 2020, foi anunciado um acordo de US$ 40 bilhões para adquirir a ARM da Softbank. No entanto, por questões regulatórias, o negócio foi cancelado no início de 2022.

Últimas sobre Nvidia