NASA

NASA

"For the benefit of all" ("Para o benefício de todos")"
  • Fundação

    Estados Unidos, em 01 de Outubro de 1958

  • Sede

    300 E St SW, Washington, DC

A NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço), é uma agência fundada em 1958, nos Estados Unidos, pelo então presidente norte-americano Dwight David Eisenhower. O órgão nasceu durante a Guerra Fria como uma resposta à União Soviética, que havia lançado o primeiro satélite artificial, o Sputnik, à órbita terrestre.

A história da NASA, no entanto, teve início no início do século, em 1915. Foi o ano de fundação do NACA (Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica), que era dedicado à pesquisa em aviação e foi responsável pelo primeiro avião supersônico do mundo, o X-1.

A agência espacial foi rebatizada e passou a se chamar NASA quando o governo dos Estados Unidos passou a se sentir ameaçado, temendo ser deixado para trás na corrida espacial, um dos grandes símbolos da Guerra Fria no século passado.

Apesar de ter largado atrás dos soviéticos, a NASA alcançou marcas importantes para a história da exploração espacial. Provavelmente a maior delas foi com o Programa Apollo, quando conseguiu enviar a primeira missão tripulada ao solo lunar, em 1969, quando Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua.

Como uma agência civil, a NASA tem como objetivo o fomento à pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias para exploração do espaço. Para isso, desenvolve uma infinidade de projetos com robôs, telescópios, satélites e foguetes. 

Entre as iniciativas mais famosas da NASA estão as missões Kepler e TESS, que buscavam exoplanetas potencialmente habitáveis; o Artemis, que pretende recolocar a humanidade na Lua até 2024 e viabilizar a viagem tripulada a Marte. A agência também é responsável pelo lançamento do telescópio espacial Hubble e uma das partes envolvidas no desenvolvimento do James Webb. 

Ao longo dos anos, desenvolveu vários modelos de ônibus espacial, fundamentais para a operação da Estação Espacial Internacional. Infelizmente, dois deles ficaram marcados por acidentes fatais: o Challenger, em 1986, e o Columbia, em 2003.

Últimas sobre NASA