Motorola

Motorola

  • Fundação

    Illinois, Estados Unidos, em 25 de Setembro de 1928

  • Sede

    1303 East Algonquin Road, Schaumburg, Illinois, Estados Unidos

A Motorola é uma empresa de telecomunicações fundada em 1928, na cidade de Schaumburg, nos Estados Unidos. Muito antes de os celulares existirem, a empresa já era envolvida na área; seu primeiro produto foram eliminadores de bateria, que permitiam que rádios dependentes de pilhas funcionassem na rede elétrica doméstica.

Apesar de ser muito mais antiga, a companhia é lembrada como uma das pioneiras na criação do celular. A empresa demonstrou a tecnologia pela primeira vez em 1973, mas só lançou a tecnologia comercialmente 10 anos depois. O DynaTAC 8000X, aprovado nos Estados Unidos em 1983, é reconhecido como o primeiro telefone móvel do planeta.

Simultaneamente, a empresa também produzia equipamentos de infraestrutura de redes como estações base transmissoras de celular e amplificadores de sinal.

Em 2011, as duas operações se separaram após o acúmulo de grandes prejuízos. A divisão deu origem à Motorola Solutions, com logo azul, especializada em infraestrutura, e à Motorola Mobility, com logo vermelho, conhecida até hoje pelos seus smartphones.

Pouco tempo depois da separação, em agosto de 2011, o Google anunciou a aquisição da Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões. O negócio foi concluído em maio de 2012.

A parceria deu origem a produtos importantes na história da empresa, como o Moto G e o Moto X, mas não durou muito tempo. Em maio de 2014, o Google anunciou a venda da divisão para a chinesa Lenovo por apenas US$ 3 bilhões, mas reteve boa parte da propriedade intelectual adquirida com o negócio.

Já a Motorola Solutions permanece independente. A empresa é considerada a sucessora de fato da antiga Motorola e produz equipamentos e software de comunicação.

Produtos Motorola

Últimas sobre Motorola