JBL

JBL

  • Fundação

    Estados Unidos

A JBL é uma fabricante de equipamentos de áudio fundada em 1946, nos Estados Unidos, por James Bullough Lansing, que também cedeu à companhia as suas iniciais. 

Originalmente chamada de Lansing Sound, a companhia logo foi renomeada para usar o nome completo de seu fundador e passou a se chamar James B. Lansing Sound. Posteriormente, o título foi encurtado para apenas JBL Sound.

Em 1969, a JBL foi vendida ao grupo Jervis Corporation, que mais tarde passaria a se chamar Harman International. Em 2017, a Harman passou a ser parte da Samsung após a conclusão de uma transação de US$ 8 bilhões. Apesar da aquisição, a marca manteve relativa independência.

A empresa chegou ao Brasil apenas em 2010, mas seus produtos (e imitações) rapidamente caíram no gosto popular. A caixa de som JBL, disponível em diversos modelos e tamanhos, desde os mais portáteis até as mais potentes como a JBL Boombox, se tornou facilmente reconhecível em praias, festas e churrascos.

Para o consumidor final, a companhia também produz fones de ouvido, alto-falantes e equipamento para som automotivo. 

Ao longo de sua história, a companhia teve destaque no meio musical, com seus produtos sendo utilizados em estúdios, shows e em grandes festivais de música, como o Woodstock de 1969. A fabricante também ganhou espaço no cinema e teatro.

Sua controladora, a Harman, tem duas unidades fabris no Brasil. A primeira delas é na sua sede administrativa, localizada na cidade de Nova Santa Rita (RS). Em 2015, inaugurou sua segunda fábrica, localizada em Manaus (AM).

Produtos JBL

Últimas sobre JBL